Open Banking e PIX são duas soluções do Banco Central (BC) que têm pouco tempo de mercado brasileiro, mas que prometem muito para empresas, e principalmente para os consumidores. Juntos, eles podem melhorar a experiência do usuário, trazer mais eficiência, aumentar a competição e incentivar a inovação.
O PIX está mudando. De acordo com a Resolução BCB nº 118, que atualiza as regras do PIX, a solução passa a ser inclusa nos chamados iniciadores de pagamentos. Esse tipo de empresa, regulada pelo BC, pode iniciar transferências e pagamentos para os clientes, de forma que não será necessário abrir o aplicativo do banco para fazer um PIX.
Dessa maneira, a convergência entre Open Banking e PIX possibilitará transferências e pagamentos via aplicativos de mensagens, agregadores de contas e carteiras digitais, por exemplo – desde que estes se tornem iniciadores de pagamentos. Isso implica em mais facilidade para o consumidor e menos passos no processo.
O calendário do Open Banking conta com este lançamento para 30 de agosto. Já em 30 de setembro, o iniciador começará a preencher as informações automaticamente e no dia 1º de novembro estará disponível o preenchimento por QR Code dinâmico ou estático.
Assista ao vídeo!
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.