😎 Inteligência artificial nas organizações
2023 é o ano do crescimento explosivo da IA Generativa
Agora que você já conhece a newsletter Prensa Open (toda quinta), chegou a hora de eu te apresentar a Prensa Tech (toda segunda). 😎
A mais recente pesquisa da McKinsey confirma o crescimento explosivo das ferramentas de IA generativa. Menos de um ano após o lançamento das ferramentas, um terço dos entrevistados afirmam que suas organizações já estão utilizando regularmente em pelo menos uma atividade de negócio.
40% dos entrevistados afirmam que suas organizações aumentarão os investimentos em inteligência artificial.
Axway promove live para debater governança em APIs
As estratégias de APIs desempenham um papel cada dia mais vital, por isso a Axway em parceria com a Prensa apresentam a Live: Governança em APIs: Melhores Práticas para Gestão e Segurança Eficientes. O evento contará com duas palestras ministradas por Luís Gustavo Pereira Franco, Líder de Arquitetura e Estratégia de Tecnologia na Axway e David Ruiz, Diretor de Engenharia na iFood Fintech que compartilharão um panorama experiente sobre a governança em APIs.
IBM e Redcore anunciam colaboração para potencializar e acelerar o uso da Inteligência Artificial nos negócios
Estamos muito felizes com essa parceria, pois ela cobre uma demanda na evolução do uso corporativo da IA. As empresas estão buscando criar sua própria visão de IA, pois com essa visão desenham sua ambição e consequentemente sua estratégia. Essa parceria vai ajudar as empresas a construírem sua abordagem de IA da forma mais adequada as especificidades de cada negócio.
- Cezar Taurion | CSO da Redcore
O novo tipo de startups que Venture Capitals estão pirando
📌
🚀 O que está acontecendo?
Venture Capitals (VCs) estão entusiasmados com um setor específico da inteligência artificial: os AI Copilots. Mesmo após uma queda nos investimentos globais em IA, o interesse nesse nicho continua alto.
🤖 O que são AI Copilots?
AI Copilots são assistentes de inteligência artificial projetados para otimizar várias tarefas e processos de tomada de decisão em diferentes contextos empresariais. Exemplos incluem Microsoft Copilot e GitHub Copilot, que auxiliam em tarefas como gerenciamento de software e programação.
💰 Por que são valiosos?
Inovação e Eficiência: Eles reimaginam fluxos de trabalho, combinando inteligência humana com assistência de IA.
Aplicação Ampliada: Sua natureza genérica permite a implementação em várias indústrias, tornando-os extremamente escaláveis.
Resolução de Casos de Uso Específicos: Focam em necessidades do mercado, atraindo o interesse dos VCs.
Liderança Experiente: Líderes experientes podem treinar essas IA de forma precisa, tornando-as ainda mais valiosas.
⚠️ Quais são os riscos?
Complexidade Subestimada: A implementação em ambientes empresariais é complexa e pode ser subestimada.
Vantagem Europeia: As leis de dados podem afetar a aceitação global de AI Copilots, dependendo da sua origem.
Casos de Uso Verticalizados: Escolher entre AI Copilots generalistas e especializados é um desafio.
Seleção de Startups Vencedoras: Com tantas startups na área, escolher a certa para investir é complicado.
🤔 Final Thoughts
O frenesi em torno dos AI Copilots mostra que VCs estão em busca de inovações que possam transformar indústrias. Mas, como em qualquer investimento de risco, há desafios e riscos a serem considerados.
E você? Já está utilizando alguma forma de AI Copilot em seus negócios.
Quais setores tem maior potencial de retorno ao adotar inteligência artificial generativa?
As áreas de marketing e vendas, desenvolvimento de produtos e serviços, bem como operações de serviços, lideram a adoção de ferramentas de inteligência artificial nas empresas. Esse movimento indica um direcionamento estratégico das organizações, buscando concentrar o uso da tecnologia nos setores com maior potencial de retorno.
Como vimos em anos anteriores, as organizações de alta performance investem mais de 20% de seu orçamento de digital em IA – e utilizam mais amplamente os recursos em toda a organização.
Riscos
Os entrevistados destacam a imprecisão como um risco mais frequente do que preocupações com cibersegurança e conformidade regulatória.
DDD, ChatGPT & Hasura: Criando APIs Poderosas em GraphQL
Descubra como unir DDD (Domain-Driven Design), ChatGPT 4.0 e Hasura na criação de APIs robustas, explorando desde a modelagem de domínio até a exposição de APIs GraphQL poderosas e eficientes.
✅ Leia também