Inteligência artificial no combate à fake news
Conheça as plataformas de IA, que ajudam a detectar e barrar notícias falsas no Brasil e no mundo
Será que é fake News? Em algum momento, você já deve ter ficado com essa dúvida! Seja pelas redes sociais, aplicativos de mensagens ou, até mesmo, navegando por sites, as notícias falsas circulam rapidamente e deixam enormes prejuízos. São milhares de informações que chegam aos usuários todos os dias. E como saber se a informação é confiável? Hoje, com a ajuda da tecnologia, conteúdos e mensagens mentirosas podem ser identificados pela inteligência artificial.
Fake News preocupa brasileiros
Uma pesquisa da empresa de consultoria de gestão internacional, Oliver Wyman, divulgada pela Exame mostrou que 60% dos 125 mil entrevistados, em dez países, estão preocupadas com as fake news. E metade afirmou que usa algumas técnicas para identificar o conteúdo falso, como pesquisar a informação em sites confiáveis e oficiais.
Diante disso, no Brasil, a preocupação é cada vez maior em busca de soluções que contem com os recursos da inteligência artificial. São ferramentas que podem ajudar e muito no combate as fake news. Já que parte da população não se dá ao trabalho de verificar e nem se preocupa em checar se a informação que compartilha é verdadeira. O problema é que as notícias falsas crescem de acordo com a quantidade e rapidez do compartilhamento nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
Pesquisadores desenvolvem recursos tecnológicos para identificar fake news/ Crédito: FreePik
Ferramentas da IA no Brasil
Aqui, no Brasil, os pesquisadores estão atrás, de recursos da IA para impedir a propagação de fake News. E, neste ano, a expectativa é que o segmento de segurança da informação desenvolva ferramentas, cada vez mais precisas, para ajudar no combate de conteúdos fakes e até ajudar nas investigações de dados que estão na internet e nas redes sociais.
A ferramenta mais recente é a plataforma web desenvolvida por grupos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), da Universidade de São Paulo (USP).
Neste site , um classificador foi treinado para identificar se a informação é verdadeira ou falsa. Basta apenas copiar e colar o texto no local indicado. O resultado é informado com uma precisão acima de 96%.
Os alunos do curso de Probabilidade & Estatística ainda criaram outras duas plataformas, capazes de identificar notícias falsas.
Fake news e os desafios dos pesquisadores do Brasil e do mundo / Crédito: FreePik
IA contra fake news pelo mundo
Fake news não é um problema exclusivo do Brasil. Pesquisadores do MIT (sigla para Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em portuguê), nos EUA, também já desenvolveram soluções tecnológicas para ajudar a conter as notícias falsas.
O sistema é capaz de analisar certos padrões em contas nas redes sociais programadas para propagar informações fraudulentas ou alteradas.
O RIO, programa de Reconhecimento de Operações de Influência, identifica tipos de narrativas falsas e ainda consegue descobrir quem são os responsáveis por tais materiais na rede.
O segredo dos pesquisadores são algoritmos de modelagem de tópicos, desenvolvidos com a ajuda da Inteligência Artificial.
Postagens no Twitter, Instaram, Facebook e em sites podem ser analisadas pelo programa do MIT, que, assim como a versão de pesquisadores brasileiros, conseguem precisar em até 96% se a notícia é falsa.
Viu só como a inteligência artificical é uma aliada da informação verdadeira. Na dúvida, acesse os sites sugeridos e fique longe das fake news.
Este artigo foi escrito por Sandra Riva e publicado originalmente em Prensa.li.