Um dos mais recentes avanços da ciência é a chamada computação quântica. Mas você sabe qual a diferença de um computador quântico para o computador que a maioria de nós utiliza no dia a dia? Para começar todos os sistemas de computação dependem de uma capacidade fundamental para armazenar e manipular dados.
Computadores mais tradicionais suportam apenas dois estados por vez, o “verdadeiro/sim” ou o “falso/não”, ou seja, eles manipulam bits individuais, armazenando informações nos famosos binários 0 e 1.
Já um computador quântico não possui essa limitação, ele na verdade se aproveita de fenômenos mecânicos quânticos para manipular informações. Isso porque ele funciona a partir do que chamamos de qubit, os bits quânticos.
O qubit suporta esses dois estados (0 e 1) ao mesmo tempo, o que aumenta e muito sua capacidade de processamento. Isso pode representar novas formas de solucionar problemas com os computadores de hoje.
Quer ver na prática como um computador quântico funciona?
Acompanhe a palestra “Live demo: Interaction with a real quatum computer on the cloud through APIs” de Asier Arranz, Global Quantum Community Lab Lead da IBM, e descubra as possibilidades da computação quântica.
Este artigo foi escrito por Asier Arranz e publicado originalmente em Prensa.li.