Introdução ao Python - aprenda a programar
Neste artigo vou apresentar desde os conceitos básicos da programação em Python, uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Tudo de um modo simples e fácil de entender. Com a ajuda deste tutorial qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de informática será capaz de dar seus primeiros passos no maravilhoso mundo do desenvolvimento de aplicativos e programas para computador.
Criada por Guido Van Rossum em 1989, Python é utilizada para as mais variadas aplicações como ciência de dados, aprendizado de máquina, desenvolvimento de sites e até jogos, entre outras.
Requisitos
Para aprender Python não é necessário conhecimento prévio em programação. No entanto, quem possuir alguma experiência nesse sentido perceberá que a linguagem é muito simples e tem uma curva de aprendizado muito pequena. Em pouco tempo será possível criar seus primeiros programas.
Basta para isso ter à disposição algum dispositivo capaz de rodar o compilador Python e um editor de texto como o Bloco de Notas do Windows. Saber um pouco de inglês também ajuda, pois como todas as linguagens de programação do mercado os comandos utilizados são na língua do Tio Sam ou da Rainha Elisabeth.
Python está disponível nos sistemas operacionais mais usados como Windows, Linux e MacOS. Na verdade, não é necessário sequer um computador, pois há compiladores e interpretadores da linguagem que rodam até mesmo nos celulares Android ou iPhone.
Um desses apps é o QPython3 que vem com o interpretador e seu próprio editor. Quase todos os comandos e exemplos que mostrarei a seguir podem ser executados em versões móveis do Python. Apenas alguns comandos mais avançados exigirão um PC para serem executados.
Antes de começar, é necessário preparar o ambiente de utilização caso queira por em prática o conhecimento adquirido. Mas se quiser apenas aprender a teoria, fique à vontade para ler o livro e deixar isso para mais tarde.
Para instalar o Python acesse o site oficial www.python.org/downloads e baixe a versão mais recente para o seu sistema. Se utilizar um celular procure por Python na sua loja de aplicativos e baixe um interpretador da linguagem.
Vale lembrar que o Python oficial é um interpretador e um compilador capaz de rodar os programas criados no computador. Já a maioria dos apps para dispositivos móveis não passam de interpretadores e tem algumas limitações e não são capazes de executar alguns exemplos avançados.
Exemplos
Por falar em comandos e exemplos, o livro contará com centenas de exemplos que facilitarão o aprendizado. Isso o ajudará a fixar os conceitos de maneira mais clara e objetiva em sua mente. Mesmo que não tenha experiência na área, você perceberá que Python é uma linguagem muito intuitiva. Tanto que antes de começar com a teoria, vamos a um exemplo prático:
a = 1
b = 2
soma = a + b
print(soma)
O código acima é muito fácil de ser compreendido. Temos duas variáveis, “a” e “b”. Atribuímos o valor de 1 a “a” e 2 a “b”. Em seguida somamos as duas e passamos o valor para a variável “soma”. Por fim, imprimimos o valor na tela através do comando “print”.
Dica: variável é um espaço reservado na memória para armazenar valores que serão utilizados num programa de computador ou aplicativo.
Para testar os exemplos, se tudo tiver instalado corretamente, basta digitar o comando “python” no prompt de comando do Windows ou numa janela de terminal do seu sistema operacional e pressionar a tecla “enter”. Assim os comandos podem ser digitados diretamente no console do Python.
Outro modo de rodar o código acima é digitá-lo num editor de texto e salvando-o no seu computador com a extensão “.py” e o nome “teste”. Depois, basta executar o comando “python teste.py” para rodar o programa. Se tudo der certo, será exibido o valor “3” na tela.
Pronto! Você escreveu seu primeiro código em Python.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Nos próximos artigos pretendo ir mais fundo no aprendizado dessa linguagem. Para ler a parte 2 desta série de artigos clique aqui.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.