Introdução ao Python - parte 3
Olá. Esta é a terceira parte de uma série de artigos sobre programação Python que iniciei há alguns dias aqui na Prensa. Na primeira parte fiz uma introdução básica ao Python. Na segunda parte continuei a expandir o conteúdo, explicando um pouco melhor sobre a sintaxe da linguagem. Agora vamos ver algo mais simples, mas importante: como inserir comentários no código.
Inserindo comentários no código
Para escrever programas em Python é necessário se ater à sintaxe da linguagem, como já expliquei no artigo anterior. Toda linguagem de programação tem a sua. A sintaxe, por sua vez, nada mais é que um conjunto de regras que devem ser seguidas na hora de escrever o nosso código.
Para relembrar, no que diz respeito às regras, a linguagem Python tem uma grande diferença em comparação a outras famosas linguagens de programação de alto nível como C, Java e Pascal. Estamos falando da indentação.
Enquanto essas linguagens fazem uso do recurso apenas para facilitar a compreensão do código, no Python a sua utilização é obrigatória.
Agora, seguindo em frente com o aprendizado, é hora de falar de uma parte da linguagem muitas vezes negligenciada pelos programadores mais jovens: os comentários.
Comentário, neste caso, refere-se a qualquer texto inserido no código que não deve ser executado pelo compilador ou pelo interpretador. Isso é útil para incluir textos no código-fonte que poderão ser usados para explicar o que determinado trecho do programa faz.
Hoje, você pode saber exatamente o que determinada linha faz ou qual a função de determinada variável. Mas, ao voltar a um programa escrito há alguns meses, por exemplo, as coisas podem não ser assim tão claras. Por isso, inserir comentários ao longo do programa ajuda a esclarecer as coisas. Não só para quem escreveu o código, mas para outros membros de uma equipe.
Para inserir comentários basta começar a linha com o sinal de # (chamado carinhosamente de jogo da velha pela maioria das pessoas). Assim:
# Aqui vai um comentário. Esta linha será ignorada pelo interpretador Python.
Veja outro exemplo:
a = 1
b = 2
print(a + b) # Imprime a soma das variáveis a e b
É muito simples.
Qualquer texto ou código colocado depois do caractere # é ignorado.
Por enquanto é só, espero que tenham curtido o conteúdo. No próximo artigo vamos ver como declarar variáveis na linguagem Python.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.