Introdução ao Python - parte 4
Olá. Chegamos à parte 4 da nossa série de artigos de Introdução ao Python. Nas publicações anteriores aprendemos o básico da linguagem, a sintaxe, como escrever comandos, imprimir textos e como inserir comentários no código. Se ainda não leu os artigos anteriores, sugiro que comece pelo primeiro e siga a ordem de leitura.
Então, vamos lá. Chegou a hora de saber como declarar e usar variáveis em Python.
Variáveis
Quem já é experiente em programação já deve saber o que é uma variável. Nada mais é do que um espaço na memória para guardar informações que podem variar durante a execução de um programa ou aplicativo.
Já vimos nos exemplos anteriores o uso delas quando imprimimos a soma de dois números. Outro exemplo é o seguinte:
carro = “Kombi”
Em Python basta escrever o nome da variável seguido do sinal de “=” e o valor da variável. Como podemos ver é bem simples. Não é necessário declarar o tipo.
Em seguida, se quiser imprimir o valor é possível usar o seguinte comando:
print(“Meu carro é uma ” + carro)
# O código acima mostrará na tela o texto Meu carro é uma Kombi
A qualquer é possível alterar o valor da variável:
carro = “Jaguar”
Podemos, inclusive, alterar o tipo da variável apenas mudando o seu conteúdo. No exemplo acima, a variável “carro” é uma string (cadeia de caracteres), pois o valor atribuído está entre aspas.
Mas podemos mudar isso facilmente. Veja:
carro = 500
print(carro)
Não tem segredo. Apenas note que não usei aqui o mesmo exemplo porque, como em qualquer linguagem, é preciso ter cuidado ao mudar variáveis de texto (caractere) para numéricas e vice-versa. Mais tarde veremos como lidar com essa questão.
Por enquanto vamos nos ater às regras de nomeação de variáveis em Python, que é bem semelhante às regras de outras linguagens de programação conhecidas.
Confira:
Nome de variáveis podem começar com uma letra ou sinal de sublinhado (_) e pode conter apenas caracteres alfanuméricos, ou seja, letras e números, além do caractere de sublinhado. Apesar de poder conter números, o nome de uma variável não pode começar com um número.
Em Python os nomes de variáveis são case-sensitive, ou seja, há diferença entre maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer as variáveis “carro” e “Carro” são diferentes. Veja abaixo alguns exemplos de nomes válidos para variáveis na linguagem Python:
carro = “Corsa”
_carro = “Ferrari”
meu_carro = “Chevette”
carro1 = “Uno”
carro2 = “Kadett”
Carro = “Passat”
Agora, vamos ver alguns exemplos em o Python não aceita como nome de variáveis:
%carro = “Corsa”
500 = “Quinhentos”
meu-carro = “Kombi”
1_carro = “Uno”
aniversário = “08/03”
É isso, pessoal. Chegamos ao fim de mais um artigo. Espero que tenham curtido este conteúdo. Em breve darei continuidade ao assunto falando um pouco sobre os tipos de dados em Python. Até lá.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.