Investimento para Iniciantes: por onde começar
Você está cansado de ouvir sobre investimentos e não entender o básico? Ficar perdido e não saber por onde começar? Este artigo vai te explicar de forma rápida e prática como começar a investir, mesmo que você nunca tenha investido antes, ou tenha pouco conhecimento do assunto.
O hábito de investir vem se tornando cada vez mais comum entre jovens e adultos, que com a internet e a chegada dos bancos digitais, viram que investimento não é um bicho de sete cabeças.
Na verdade, investir é bem simples, e é isso que vou te mostrar neste artigo. Diferente do que muitos pensam, não é necessário entender previamente de contabilidade e finanças. O básico você já tem: vontade de fazer o dinheiro render!
Por que investir?
Ao contrário do que muitos pensam, investimento não é só para aqueles que querem comprar a casa própria ou fazer algo grandioso. Também é, mas não seria muito melhor ter a garantia de um dinheiro no futuro caso você queira simplesmente largar tudo e fazer um mochilão?
Ou simplesmente trocar de carro, fazer uma faculdade, conhecer um país novo, bancar uma grande festa de casamento… Investir é facilitar a vida do seu eu no futuro. Ou melhor, construir um futuro para si.
Os benefícios são incontáveis: criar uma aposentadoria (uma ótima alternativa para quem tem um trabalho informal ou é CNPJ), realizar sonhos, construir um patrimônio ou herança para seus filhos e, claro, ter a tão almejada estabilidade financeira.
Mas se você ainda não está certo se deve começar a investir, separei 3 principais motivos para começar o quanto antes!
3 Principais motivos para investir
1. Proteger-se da inflação
A inflação é o aumento constante do preço dos produtos e serviços, resultando na perda de poder de compra de uma moeda. Aplicando seu dinheiro em um produto financeiro que tenha o rendimento igual ou superior à inflação, você mantém o poder de compra diante de qualquer cenário econômico do país.
2. Ter uma reserva de emergência
A vida é cheia de imprevistos, e é muito mais fácil superá-los quando se tem uma reserva de emergência. Imagine que você foi demitido e não sabe como pagará os próximos meses de aluguel, mais as contas e se alimentar até conseguir outro emprego. Aterrorizante, não é?
Investindo, você pode guardar o seu dinheiro como uma reserva de emergência que fará total diferença no futuro. É sempre bom estar preparado.
3. Viver de renda passiva
O sonho de muitos brasileiros é ter a chance de um dia poder viver de renda, que nada mais é que fazer o seu dinheiro trabalhar por você. E como isso é possível? Investindo. Os rendimentos do seu investimento podem suprir o seu padrão de vida sem que você precise trabalhar.
Como você pôde ver, investimentos podem garantir uma vida confortável, segura e te proporcionar muitos sonhos que uma vida sem planejamento financeiro não seria capaz de proporcionar.
Agora que você já sabe a importância de aplicar e investir o seu dinheiro, vou te explicar os primeiros passos para começar a investir de forma segura, simples e descomplicada.
Primeiros passos para começar a investir
1. Tenha uma corretora de valores
A corretora de valores é onde você vai concentrar e gerenciar todos os seus investimentos. Através delas você pode ter acesso rápido ao seu dinheiro. E mesmo que a corretora venha a declarar falência, basta transferir a custódia do seu dinheiro para outra corretora, uma vez que seus investimentos estão atrelados ao seu CPF.
É muito simples, você pode baixar um aplicativo de corretora de valores e vincular ao seu banco.
Melhores corretoras de valores para começar a investir:
Toro Investimentos: possui mais de 800.000 clientes que juntos movimentam mais de R$100 bilhões anualmente. A Toro possibilita investimentos em renda fixa, tesouro direto, ações, BDRs (empresas como a Google, Apple e Amazon) com valores em real. Além de oferecer recomendações e cursos, tudo isso sem taxas.
XP Investimentos: Um dos maiores grupos de investimentos do Brasil, conta com 3 milhões de clientes e R$715 bilhões sob custódia. Disponibiliza investimentos em renda fixa, fundos imobiliários, fundos de investimento, dentre outros. Também oferece seguros e previdência.
2. Crie uma reserva de emergência
Essa é a reserva emergencial que citamos anteriormente, aquela que vai limpar a sua barra caso algum imprevisto ocorra. Para quem está começando e nunca poupou ou investiu dinheiro antes, a reserva é de extrema importância no começo.
Qual a melhor opção de investimento para uma reserva de emergência?
Investimentos de baixo risco: os investimentos de baixo risco são aqueles que apresentam uma baixa possibilidade de perda de valores.
Suas principais características são a alta liquidez (facilidade de deixar de lado seus ativos e receber o dinheiro de volta, resgate), o baixo risco de mercado (possibilidade do seu investimento ser desvalorizado) e de crédito (possibilidade de não receber o pagamento da instituição financeira responsável pelo seu investimento).
É um investimento muito seguro, apesar de não render muito. Ideal para uma conta de reserva, que está sujeita a necessidade de um resgate imediato. Um exemplo de investimento de baixo risco é o Tesouro Selic.
O Tesouro Selic é uma aplicação do tesouro direto que tem rendimentos todos os dias com liquidez D+1, que significa que no momento em que você faz a ordem de resgate, o dinheiro pode ser resgatado no dia seguinte. É a aplicação mais segura do Brasil. É o dinheiro que você empresta para o governo e ele promete te pagar com juros.
3. Analise suas finanças e defina um objetivo
Essa etapa é fundamental para quem quer investir com mais afinco, a fim de criar uma renda ou se planejar para alguma meta futura. Antes de investir, você precisa entender suas finanças, como você está administrando o seu dinheiro e se é possível destinar uma parte dele para investimentos.
Uma boa maneira de se organizar financeiramente é anotando os ganhos e gastos mensais em uma planilha, comparando o quanto você gastou em cada mês, a fim de entender a melhor forma de economizar para investir o seu dinheiro.
Depois de organizar suas finanças e planejar o quanto você pode investir, é hora de definir seu objetivo.
O que você pretende fazer com o seu investimento? Qual é o seu sonho? Quais as suas metas para daqui a cinco ou dez anos? Isso só você pode responder. Tendo seu objetivo traçado, você pode escolher o tipo de investimento certo para alcançá-lo.
Dê o primeiro passo hoje
Por fim, o mais importante é começar! Dê o primeiro passo hoje mesmo e agradeça no futuro. Não espere se tornar um expert no assunto, pois ninguém é 100% sabido e mesmo assim consegue poupar grandes quantias e realizar sonhos.
O investimento deve ser feito o quanto antes para que o seu futuro financeiro chegue o mais cedo possível. Então só comece.
Se você ainda tiver receios, aconselho que converse com seu gerente de banco, ou guarde pequenos valores todos os meses nos aplicativos de bancos digitais. Agora é com você!
Este artigo foi escrito por Bruna Teixeira e publicado originalmente em Prensa.li.