Internet das coisas (IoT) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
O IoT tem o propósito de gerar insights e promover mudanças para todos. Podemos citar como exemplo de serviços para a vida que são IoT as assistentes virtuais, que verificam agenda, anotam informações e conseguem até apagar e acender uma luz.
Já no mundo dos negócios, o IoT tem dois objetivos claros:
Aumentar a receita da organização e;
Reduzir as despesas com transporte, entre outros custos
Gisele Braga em sua apresentação mostra algumas indústrias que utilizam o IoT para incluir a transformação digital no mercado. Vale lembrar que o IoT é um dos primeiros passos para realizar uma transformação digital da forma correta.
“O primeiro passo é a inovação que parte das pessoas, para pessoas. Tudo parte do ser humano. O IoT caminha junto com a inovação das pessoas”, diz Gisele.
Para resolver problemas que possam ser preenchidos com a tecnologia nos setores de: logística em transporte e armazéns, setor de óleo e gás e saúde é preciso estruturar o processo de resolução do problema da seguinte forma:
Planejamento
Sensores
Conectividade
Aplicação e Integração
Segurança da Informação
Cada um dos tópicos é responsável por uma etapa do processo que deve ser feito com a companhia pensando em metas de curto, médio e longo prazo, porcentagem de aprovação, e posicionamentos da companhia.
Vale também pensar em promover uma parceria entre os setores de TI e áreas operacionais. Afinal, é preciso pensar em quem irá lidar com todo o aparato tecnológico e se o responsável irá ter a bagagem técnica para colocar em prática a aplicação.
Análise de cases em logístico transporte: acidentes, não ter a localização das locomotivas; Resolve: Planejamento, sensores, conectividade, aplicação e integração, segurança da informação
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Gisele Braga e publicado originalmente em Prensa.li.