James Gunn e a nova era na DC Comics
Logo após assumir o comando das produções cinematográficas da DC Comics pelos próximos quatro anos, James Gunn terá em suas mãos um vasto universo de super heróis que poderá explorar.
Sendo assim, segue uma super lista dos personagens que podem ganhar um longa no decorrer dessa nova fase da DC nas telonas.
1 - LANTERNA VERDE
Criado na década de 60, até o ano de 2011 o personagem ainda não tinha nenhuma representação no cinema (exceto por um longa do ano de 1997 digno de ser esquecido),entretanto, no ano de 2011, sob direção de Martin Campbell, Lanterna Verde chegou aos cinemas com seu filme solo.
Porém, mesmo contando com Ryan Reynolds no papel principal, o filme não foi bem aceito pelos fãs, inclusive tornando-se motivo de piada em pouco tempo.
Enquanto as criações da DC estavam sob o comando de Zack Snyder, tivemos a revelação de que o personagem estava nos planos do diretor, contudo, como sua passagem de pelos estúdios Warner teve seus altos e baixos até sua efetiva despedida, o Lanterna não teve o destaque que era previsto.
Sendo assim, o principal integrante da Tropa dos Lanternas Verdes é um forte candidato a ser agraciado com um longa metragem nesta nova geração da editora nos cinemas.
2 - CAÇADOR DE MARTE
Foto Destaque: reprodução internet
Assim como o Lanterna, o Caçador de Marte, também conhecido como Ajax aqui no Brasil, é um personagem do leque da DC Comics que ainda não teve o espaço que os fãs gostariam, mas que também chegou perto disso graças a uma rápida aparição na última obra de Zack antes dele deixar os estúdios Warner.
Tendo seu nascimento datado em 1955, o marciano J'onn J'onzz é enviado à Terra, porém não consegue retornar ao seu planeta de origem. Deste modo, o extraterrestre integra-se à Liga da Justiça, e em pouco tempo já figurava na saga Crise nas Infinitas Terras, uma das histórias em quadrinhos mais emblemáticas da editora.
O personagem também caiu nas graças do povo com sua participação nas animações Liga da Justiça, de 2001, e posteriormente em Liga da Justiça Sem Limites, lançado em 2004, fora a ponta na versão do filme Liga da Justiça - Zack Snyder, lançado em 2021.
3 - ASA NOTURNA
Ao todo nós já tivemos mais de dez aparições do homem morcego no cinema, entretanto, seu fiel escudeiro ainda não deu as caras em nenhum solo nas telonas.
No decorrer da história do Batman, seja no cinema, animações e afins, o herói já contou com mais de um ajudante sob os trajes de Robin, mas certamente o Dick Grayson foi um dos mais marcantes de todos.
O garoto prodígio, que deixa o posto de Robin para se tornar o Asa Noturna, já apareceu em séries produzidas pela DC, como Jovens Titãs por exemplo, mas nunca em um longa.
Apesar de ter deixado Gotham City e ter retornado a sua cidade natal, o antigo parceiro do cavaleiro das trevas tem presença garantida em diversas obras relacionadas ao paladino negro. Dentre elas jogos de videogame, quadrinhos, animações etc.
Como se não bastasse, além de ser o primeiro ajudante de Batman, por mais de uma vez Dick já assumiu os trajes do vigilante noturno de Gotham, permanecendo temporariamente com o cargo do mesmo.
4 - CAÇADORA
Foto Destaque: reprodução Internet
Apesar de ter pelo menos três origens diferentes, a Caçadora certamente é uma das personagens femininas mais emblemáticas do leque dentro do leque de heróis da DC.
Mesmo já tendo aparecido no filme Aves de Rapina, lançado no ano de 2020, a personagem interpretada por Mary Elizabeth Winstead não teve o protagonismo de um filme solo, visto que dividia tela com nada mais nada menos do que Margot Robbie no papel de Arlequina.
De qualquer forma, o filme que conta com quase 80% de índice de aprovação no Rotten Tomatoes, serviu para mostrar em tela a imponência e força das personagens mulheres.
A origem e história da Caçadora varia, entretanto, a mais difundida atualmente é a de Helena Bertinelli, que após ver sua família ser assassinada, decide lutar contra todas as famílias criminosas de Gotham City.
Todavia, a jovem justiceira de trajes pretos e roxos é impedida pelo cavaleiro das trevas, e expulsa da cidade graças a seu temperamento hostil e agressivo.
Em suas aparições nos quadrinhos, a heroína já se relacionou tanto com o Lanterna Verde, como com o próprio Asa Noturna, aproximando a personagem do eixo principal da DC Comics.
As principais características do personagem são as habilidades como detetive, a força em combates físicos e a inteligência. Características que aproximam a personagem do próprio Batman, contudo, com o adendo que a Caçadora não tem restrições para o uso de armas.
5 - QUESTÃO
Sem sombra de dúvidas, Questão é um dos personagens mais emblemáticos e misteriosos da editora Norte Americana, ficando atrás somente (na minha opinião) do próximo listado a seguir.
Tendo sua criação datada em 1967, somente 20 anos depois o personagem foi absorvido ao universo da DC Comics nos quadrinhos, sendo assim, em 1987 Victor Sage começou a figurar nas obras da nova editora.
Victor é um jornalista investigativo, que ao espionar os passos do Doutor Arby Twain, descobriu que o mesmo trabalhava junto ao seu antigo professor, o também Doutor, Aristotle Rodor, em um projeto chamado Pseudoderme.
O trabalho em questão consistia em criar uma espécie de pele artificial para o tratamento de feridas e machucados, porém, complicações surgiram tornando o material letal. O projeto foi paralisado, mas Twain vendia o material de maneira ilegal.
Dessa forma, Sage assume a persona de Questão, utilizando uma versão melhorada da Pseudoderme cobrindo seu rosto por completo. Mantendo sua identidade em segredo, o jornalista torna-se vigilante de Hub City, cidade onde a criminalidade é superior a de Gotham.
O personagem tem como principais atributos suas habilidades investigativas e intelectuais, o combate físico, e claro, todo o mistério e medo gerado pelo rosto coberto e anônimo.
6 - CONSTANTINE
A primeira aparição do anti-herói é um mistério, assim como sua personalidade, comportamento e postura. Os primeiros registros de Constantine nas histórias em quadrinhos são datados entre os anos de 1984 e 1987.
A história de John Constantine, desde seus primórdios sempre foi muito pesada. O personagem além de ter tido uma infância conturbada e não manter uma relação boa com seus familiares, colecionou alguns traumas em sua juventude.
É comum que um mesmo personagem tenha mais de uma história de origem. Não é à toa que através dos filmes e séries fomos apresentados a “mundos”, “multiversos”, “terras” e etc.
Contudo, em algumas das histórias de origem de Constantine um evento em específico se repete. Justamente um fator crucial para a entrada de John neste universo de ocultismo, demonologia e magia.
Ao se apresentar com sua banda em uma casa de show, John depara-se com Astra Logue, uma garota que após vivenciar situações de abuso afirma estar possuída por um demônio. Ao tentar livrar a jovem de tal situação, acidentalmente ambos são condenados ao inferno.
No fim das contas, Constantine consegue escapar do local sombrio, mas Astra não.
As principais características do anti-herói são as habilidades paranormais, poderes sobrenaturais e inteligência além da média.
No ano de 2005, o ator Keanu Reeves interpretou John Constantine nos cinemas no filme solo do personagem, a obra também contava com a participação de Shia LaBeouf e Tilda Swinton.
E por fim, após longos 17 anos de espera, no final de 2022, Constantine 2 foi confirmado e seu lançamento ainda não tem data prevista.
Para este ano já temos confirmado o lançamento dos filmes Shazam: Fúria dos Deuses e The Flash ainda no primeiro semestre, Besouro Azul e Aquaman: O Reino Perdido na segunda metade do ano.
Tem algum outro personagem que você acrescentaria nesta lista?
Imagina que a passagem de James Gunn pode aliviar o tom sombrio tão marcante da DC Comics nos cinemas?
Acha que a DC pode alcançar o sucesso dos filmes da terceira geração da Marvel?
Este artigo foi escrito por Filipe Mello e publicado originalmente em Prensa.li.