A Live “Jantar com Devs” traz como tema aplicação da linguagem funcional na programação. Também conhecida como programação funcional. O evento conta com moderação de Vitor Leal, Chief Technology Officer (CTO) na Solfácil, e a participação de Gustavo Sverzut Barbieri, fundador e arquiteto na ProFUSION, e Milhouse, Engenheiro de Software Senior pela Podium.
Além disso, a Live também irá contar com workshop ministrado por José Camargo, Arquiteto de Soluções pela Avanade, que mostra na prática a aplicação da linguagem funcional no desenvolvimento de uma API.
A programação funcional é conhecida por apresentar códigos tendem mais curtos e objetivos do que os outros tipos de paradigmas. Desta forma, eventuais mudanças ou manutenções tornam-se mais simples. Assim é até mais fácil de se adicionar testes e isolar uma função para fazer análises e corrigir falhas.
Uma característica pontuada por Milhouse é que o paradigma funcional, por ser baseado em funções matemáticas, apresenta o que chamamos de imutabilidade de dados. Por exemplo, na função f(x) = x + 4 se usarmos o mesmo valor para essa função, ela retornará sempre o mesmo resultado, ou seja, imutável.
Outra vantagem da programação funcional está na flexibilidade de sua estrutura, uma vez que o desenvolvedor consegue trazer a linguagem para mais perto do problema, sem contar que as bibliotecas dessa programação oferecem ferramentas para solução de tarefas mais complexas, um diferencial da programação orientada a objetos.
Confira mais detalhes sobre a linguagem funcional no vídeo!
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.