Jeff Bezos expõe poder de influencers em resort mexicano
Foi em maio, mas a notícia correu nos sites de notícias, principalmente de negócios, nas últimas semanas. A Amazon, do bilionário Jeff Bezos, levou um grupo de influencers para três dias de puro deleite em um resort mexicano.
Segundo o New York Post, o grupo formado por vídeo creators e membros do programa Amazon Influencers foi recebido com coquetéis em cabanas de luxo, lições de surf e serviços de spa no Paradero Todos os Santos, onde a diária passa dos US$ 600.
Os influencers convidados promovem produtos no Tik Tok, Youtube e Instagram. A ideia é que eles promovam produtos de beleza e games por uma comissão de 10 a 20 % de acordo com a CNBC, um canal por assinatura dedicado a negócios.
Em números, os seguidores dos membros do grupo contam com centenas de milhares a 3 milhões. O programa da empresa existe desde 2017 e já reuniu outros grupos de influencers em Nova Iorque e Los Angeles nas mesmas condições.
É sem dúvida uma estratégia bem planejada da empresa. Gostaria de saber mais sobre o programa, mas os sites para afiliação estão desconfigurados ou com conteúdo removido. Pelo jeito, vou ter que esperar para me candidatar.
Influencers e mais influencers
Só fui obter alguma informação sobre o programa no site num artigo assinado por Samantha Dilday no Statusphere Influencer. Nele, a jornalista observa que a empresa exige dos candidatos conta no Facebook, You Tube, Instagram ou Twitter. Isso até eu tenho. A informação mais relevante é sobre onde encontrar esses influencers. A hashtag #FoundItOnAmazon leva à página da Amazon onde estão inúmeros influenciadores promovendo produtos da empresa. No Instagram e na Amazon Lives, eles também estão lá.
Pela quantidade de influenciadores, fica evidente que nem todos terão a oportunidade de passar uns dias de folga num resort de luxo.
Grande Potencial
A própria divulgação do evento promove a marca Amazon. Vídeos e depoimentos dos participantes podem ser vistos nas plataformas. Eu vi no Youtube e no Instagram. No Tik Tok, vou deixar para minha filha ver.
O Influencer Marketing Hub registrou que a indústria de marketing de influenciadores cresceu mais de 700% nos cinco últimos anos, atingindo US$ 13 bilhões em 2021.
Steven Woods, em The Emergence of Influencer Marketing, escreveu que o crescimento das redes sociais forçou o marketing a encontrar formas novas e únicas para alcançar os consumidores nas plataformas.
Dentro desta estratégia, ainda segundo Woods, foi focar nos influenciadores ao invés de todo o mercado-alvo. Identificou-se que, individualmente, essas pessoas têm influência potencial sobre novos compradores. Para comprovar a tese, o autor cita um estudo em que 74% dos pesquisados confiam na indicação de influencers.
A Amazon é apenas uma das grandes empresas de varejo digital a utilizar influencers. Só no Brasil, duas em cada três empresas usam influencers, conforme pesquisa do site YouPix. É um mercado em expansão e os profissionais disputam espaço e seguidores.
Mas Jeff Bezos marca um golaço ao dar publicidade para o seu programa de influenciadores. Desconheço outra marca com a ousadia de levar um grupo para se esbaldar num resort de luxo e deixar que isso ganhe manchetes mundo afora, numa cadeia de publicidade gratuita e de curiosidade. O magnata faz a mesma coisa com o seu programa espacial. Popularizar suas iniciativas parece ser a sua marca.
E que ele continue pensando grande e levando seus parceiros a hotéis mil estrelas.
Este artigo foi escrito por Renato Assef e publicado originalmente em Prensa.li.