Oerton Fernandes, especialista em segurança da informação, DPO e professor, conversa com a gente sobre a LGPD e a figura do DPO.
Começa falando sobre o cenário mundial das violações de segurança. Com atenção ao tempo que uma empresa gasta, em média, para detectar, mitigar e conter um incidente: 279 dias. Quase um ano é tempo demais.
Com a LGPD, qualquer empresa está à mercê de inspeções e também punições frente à Lei.
As empresas hoje não tem muita ideia de como as ferramentas disponíveis de fato auxiliam a empresa, em termos de efetividade contra ataques. Há uma grande falta de clareza para as organizações. Poucas são as empresas que se consideram adequadas ao que a LGPD exige. Segundo pesquisa da Psafe, 77% delas se consideram atrasadas.
Isso é um alerta.
Aborda então, de maneira minuciosa, os passos de um programa de adequação legítimo. Processos que vão criar a base necessária para que nada escape. Explora também as possíveis resistências que a organização pode ter a estes passos.
Cobre também os detalhes do envolvimento do DPO no meio deste programa de adequação, passando também pelo caminho de profissionalização necessária ao posto.
Uma palestra cheia de conteúdo importante. A sua empresa também precisa estar de acordo com a LGPD. E você pode aprender como assistindo esta palestra na íntegra, no vídeo acima.
Este artigo foi escrito por Oerton Fernandes e publicado originalmente em Prensa.li.