Letramento Digital
A Internet está aí, agora junto com o 5G, mas uma parte da população por falta de conhecimento, recursos e até receios em razão dos riscos de usar uma tecnologia nova que é utilizada para um grande número de fraudes. Mas para além desta parte da população, muitos usuários hoje, que têm acesso à Internet ainda não são letrados nesse mundo digital, se colocando em riscos a cada novo recurso ou aplicativo oferecido.
Os bancos digitais são um exemplo da oferta de uma quantidade enorme de serviços para todos os usuários que ainda não possuem conhecimento suficiente para entender como se proteger ao utilizar esses recursos digitais.
Os aplicativos de mensagens diretas são outro exemplo da distribuição de golpes onde os usuários não conseguem a diferenciar entre a grande quantidade de mensagens o que é falso ou verdadeiro, apesar de existir ferramentas que podem ajudar a separar essas mensagens, sua utilização ainda é baixa.
Em razão dos apontamentos acima, alguns exemplos dos recursos digitais oferecidos à população como um todo, entendemos que falta uma capacitação de boa parte da população para o uso destes recursos de forma a trazer segurança no uso das ferramentas, serviços e aplicativos oferecidos no Brasil.
O Comitê Gestor da Internet, dentro desta questão de oferecer a capacitação digital da população oferece muitas cartilhas que trazem informações, dicas, instruções para que seja utilizado a Internet de forma segura e responsável.
As cartilhas são oferecidas pelo Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes Digitais (https://www.cert.br/) com informações das estatísticas dos incidentes de fraudes entre outras informações, além de uma agenda de palestras e eventos relacionadas com o tema.
Idealizado pelo https://nic.br/ temos o portal https://internetsegura.br/ que vai trazer muitas cartilhas e orientações para diversos grupos de usuários para se informar sobre como se proteger e utilizar os recursos digitais da Internet.
Cartilhas para orientar crianças, adolescentes, pais e educadores, idosos, técnicos e interesses gerais, todas com informações simples e claras que podem ajudar no letramento digital de cada grupo.
Além das cartilhas, temos jogos e cursos que vão capacitar aos públicos diferentes muitos recursos e apoio na utilização dos meios digitais da Internet.
Muitas outras iniciativas foram produzidas para prover e orientar toda a sociedade brasileira como https://coracoesementes.org.br/ que é um guia para uso nas escolas com objetivo de formar cidadãos livres e autônomos para uma interação respeitosa e responsável com domínio emocional de qualquer situação que possa criar desconforto no uso da Internet ou até fora dela.
Outra iniciativa é para uma navegação segura na Internet através da https://www.childhood.org.br/navegacao-segura que orienta pais e responsáveis, escolas e educadores e as crianças dos riscos do uso da Internet de forma negligente e como denunciar ilícitos quando esses chegarem até você.
A Anatel https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor também oferece um guia completo onde orienta como reclamar, seus direitos, as questões de telemarketing entre outras formas de interagir com a agência.
Em relação às formas de autenticação dos bancos, várias são as formas de autenticação e dupla autenticação e conhecer essas formas pode trazer um conhecimento que vai produzir uma capacidade aos usuários dos bancos digitais, https://dialogando.com.br/seguranca/biometria-e-apps-bancarios-como-se-proteger essa é uma iniciativa que vai trazer segurança no uso dos bancos digitais.
Se deixei aqui algo não bem explicado ou que causou dúvidas, vou deixar aqui um e-mail específico para responder as dúvidas: joseleitecoura@outlook.com
Este artigo foi escrito por Jose Leite Coura e publicado originalmente em Prensa.li.