A liberdade que se encontra com as palavras
As palavras são a arma mais poderosa de qualquer ser humano, assim como se pode aprisionar, pode ser libertar através delas. Quando falamos de palavras não necessariamente as dizemos como em frases, conversas, elas podem se encontrar em músicas, em livros, em filmes, até mesmo em gestos, em alguns casos.
Há quem diga que as palavras tem o poder de ofender, de magoar alguém, e realmente elas tem. Sei que infelizmente nem todos tem o poder de usar a própria voz, de se libertar de suas prisões. Já li livros em que me mostrou algo que eu não acreditava passar, ou uma música com uma letra que me salvou, em alguns casos as palavras tem o poder de nos mostrar que não estamos sozinhos e que talvez nos mostre uma saída.
Acredito também que quando juntas nossas vozes podem ter o poder de nos salvar, de nos libertar. E podemos usar nossas palavras da forma que nos sentirmos melhor, eu estou tentando usar a escrita para isso, os livros me salvam, as músicas também. Tem quem goste de contar sua história de outras formas, de falar, de assistir a um filme, independente da maneira, as palavras podem nos causar dor, angústia, tristeza e podem nos acordar para a vida.
Publicações que nos dizem algo da vida real e nos fazem perceber que também passamos por isso, ou conhecemos alguém. Músicas que nos mostrem alguém que se sente como nos, filmes que mostrem a nossa realidade, livros que nos contem como foi a trajetória da pessoa, tudo isso tem o poder de nos libertar, ao ouvirmos alguém nos contando sua história, contando o seu conhecimento e nos fazendo querer agir de tal maneira, ou querendo ser o contrário daquilo.
As palavras também tem o poder de nos mostrar um mundo que não é nosso, como falando sobre a natureza, sobre os animais, que são coisas que não tem esse poder, e que precisam da nossa ajuda, que precisam de nós e que podemos fazer algo para eles, algo para salvá-los, para preservá-los e para mostrar o que está acontecendo. Nem sempre precisamos de algo para a nossa vida, mas para o mundo sim, para cuidar e salvar o próximo, para conseguirmos salvar a quem pudermos, eu acredito que uma boa forma de se fazer isso é através das palavras, da fala, da escrita. Da forma que nos encontramos para nos expressar.
Eu acredito que as palavras possam libertar alguém, da mesma forma pode aprisionar, e pode levar conhecimento, e essa é a coisa mais poderosa que alguém pode ter.
Imagem de capa - É uma imagem autoral, de um livro que estou lendo e com uma pena de papagaio encontrada em um parque, a qual eu uso como marca páginas.
Este artigo foi escrito por Amanda Andrade dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.