LinkedIn: Ferramenta para inclusão no mercado de trabalho
Há alguns anos atrás, o meio comum utilizado para pleitear uma posição no mercado de trabalho era o boca a boca, em que o profissional se deslocava até a companhia desejada e entregava seu CV de forma física ou busca o e-mail da empresa e enviava uma carta apresentação com as suas intenções.
Hoje, com a modernização do processo, há a opção de algumas ferramentas online para busca do emprego dos sonhos, e entre elas, temos o Linkedin.
O LinkedIn é uma rede social de negócios, que foi fundada em 2005, porém, ganhou maior destaque e relevância com a popularização e expansão do acesso à internet e uso das redes para inclusão no mercado de trabalho.
Criando um usuário na plataforma
Para iniciar a busca na plataforma, é necessário a criação de um login, são solicitadas algumas informações base, como e-mail e senha para iniciar o processo, que por sua vez, vai solicitar informações complementares para criação do perfil, como nome, idade, experiências profissionais, formação acadêmica, certificados, competências, recomendações e idiomas.
Busca da posição no LinkedIn
A plataforma é simples e bem intuitiva para utilização, na busca da posição ideal, o candidato pode realizar a busca por nome da posição e localidade, e o sistema vai mostrar todas as empresas de acordo com o filtro que tem a posição em aberto para contratação, uma vez selecionada a empresa pretendida, o usuário pode ser direcionado para o site da empresa para candidatura ou para uma empresa terceira responsável pelo processo de recrutamento e seleção.
Além disso, o candidato pode receber o contato direto de recrutadores que fazem a busca pelos perfis que mais fazem fit com as posições em aberto para suas companhias.
LinkedIn como rede social
O diferencial do LinkedIn para as outras plataformas do segmento, é que além do candidato poder buscar vagas no mercado de trabalho, ele pode interagir com os outros usuários da plataforma, se assemelhando ao Facebook, porém, com o propósito voltado a negócios, então tem ações como interações disponíveis, artigos para leitura, grupos de discussão, além de criar conexões com os usuários se assemelhando a um pedido de amizade.
Importância da interação na plataforma
Por fim, uma vez que tenha todas as informações atualizadas no perfil, acompanhando as publicações dos outros usuários e seguindo os perfis das companhias de destaque do setor de atuação, é importante que haja interação para ganhar maior destaque na plataforma, pois, a cada reação nas publicações, comentários, conexões, o perfil vai ganhando forma e notoriedade na plataforma, permitindo que seu usuário possa ser encontrado com maior facilidade pelos recrutadores na busca de candidatos para as posições em aberto.
Este artigo foi escrito por Bruno da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.