Livro - Gestão de alta performance de Andrew S. Grove
Esse livro foi um presente dos meus pais e da minha irmã no meu último aniversário e nada mais é que uma forma de demonstrarem que estarão comigo e que sempre arrumarão uma forma de me apoiar em cada fase que esteja na vida, e farão isso do jeitinho que conseguirem.
Além do fato acima, quando o vi fiquei bem feliz, pois o livro do Andrew S Grove, ex CEO da Intel Corporation, é referência sobre gestão/liderança e indicado por líderes de empresas como Meta, Airbnb, Intuit.
É fácil notar que conceitos discutidos no livro atravessam gerações, tendo muito para nos ensinar, ainda mais nesses momentos de mudanças na forma com que relações profissionais se moveram, em muitos casos, do presencial para o remoto. Conseguimos "linkar" os exemplos utilizados fazendo analogias com o dia a dia e ferramentas atuais.
Separei algumas passagens que podemos levar para vida pessoal também, independente de cargo ou empresa.
Não tomar decisões é tomar uma e, no caso, uma má.
Quantas vezes na vida postergamos decisões ou demoramos demais para uma tomar atitude referente a um determinado tema e quando fizemos já era tarde ou o estrago causado estava grande ? Pois é, não fazer é uma (má) escolha.
Tempo é seu único recurso verdadeiramente finito
Não é tão simples assim, mas novas habilidades, dinheiro e etc. são possíveis de serem conquistados além daqueles que você já possui. Mas quando falamos sobre tempo, todos nós temos apenas 24 horas por dia, nem mais e nem menos.
Então, quando aceita uma tarefa ou assume ir a um compromisso, automaticamente você está abdicando de outro. Sendo assim, valorize o seu tempo e saiba se o está usando da melhor maneira, se o está otimizando e se o que você está aceitando/colocando na sua agenda/vida realmente lhe agrega valor.
Regularidade é o segredo
Todo mundo tem altos e baixos, dias bons e ruins, entregas boas e outras nem tanto. Isso é inevitável e então manter alta performance em 100% dos momentos no profissional ou no pessoal é impossível. O importante é manter a regularidade, estar sempre numa crescente, mas se permitindo viver períodos não tão bons assim.
Fazendo uma analogia ''boba'' aqui, olhe para os seus investimentos e veja que as melhores ações que constam ali, tem subidas e quedas, mas no fim seguem seu fluxo de escalada.
Metas e indicadores são importantes
Se não sabemos para onde queremos ir, como vamos chegar lá? Se não medimos o que estamos fazendo, como sabemos que não estamos nos desviando do alvo desejado? Até pode dar certo por coincidência de chegarmos no destino final, mas com certeza teremos dado N voltas a mais que o necessário.
Hoje vivemos a era da distração, a todo momento somos atraídos para assuntos diferentes e sem definir qual o nosso foco e formas de mensurar pequenos steps dados, é como se colocássemos algo dentro de uma caixa lacrada por um lado e esperássemos pegar o output do outro lado, somente confiando que sairá correto.
Correções de rota são necessárias
Alguns projetos e produtos na sua vida serão descontinuados e está tudo bem também, essas correções de rota precisam acontecer e, quanto antes identificarmos que elas são necessárias, melhores serão os resultados. E precisamos normalizar essa quebra de ciclos no meio, caso não estejam alinhados com o que queremos de resultado final ou que os resultados obtidos não estejam sendo satisfatórios.
O seu resultado depende do grupo que você compõe
Tanto na vida pessoal quanto no trabalho não conseguimos ser seres individuais. Os nossos resultados e conquistas dependem de outras pessoas, daquelas que nos rodeiam e nos influenciam ou são influenciadas por nós de alguma forma.
E aqui, podemos pensar na sua carreira, no seu relacionamento, na evolução de modos de pensar ou agir dentro dos seus círculos de amigos.
Todo mundo, sem exceção, tem algo para lhe ensinar
Quando pensamos no mundo corporativo, reuniões são eventos importantes para transmissão/coleta de informações, de modo que as pessoas fiquem alinhadas e entendam determinados temas. Faça uma transposição para vida pessoal e imagine que cada conversa pode ser usada da mesma forma, seja no mercado, na rua, no corredor do seu prédio ou em qualquer interação que você venha a ter. Aproveitei o dialogo e aprenda com o outro.
Publicado originalmente aqui.
Este artigo foi escrito por João Gabriel Santos e publicado originalmente em Prensa.li.