Livros escritos por mulheres: 5 autoras para conhecer
O mercado editorial sempre foi dominado por homens, e às vezes, deixamos de conhecer ou lemos pouquíssimos livros escritos por mulheres. Ao longo da história da literatura, muitas autoras possuíam menos destaque devido ao contexto social em que viviam, utilizando até mesmo pseudônimos masculinos para serem publicadas e reconhecidas.
Pensando que ler livros escritos por mulheres é uma forma de dar voz às escritoras e ver um mundo representado fora de uma perspectiva masculina, trouxemos uma lista com 5 autoras que merecem ser lidas.
1. Elena Ferrante
Chega a ser difícil falar sobre Elena Ferrante, afinal este é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é secreta. Existem diversos boatos sobre sua identidade (um deles, inclusive, dizendo que na verdade Elena é um homem). Mas o objetivo do seu anonimato é apenas querer preservar sua liberdade de escrita, sem focar em sua imagem. Seus livros abordam temas sobre abandono, relacionamentos ruins, maternidade, infância e casamento.
Dentre suas obras famosas, destacam-se: Tetralogia Napolitana (A amiga genial, História do novo sobrenome, História de quem foge e quem fica e História da menina perdida), A Vida Mentirosa dos Adultos e A Filha Perdida.
2. Taylor Jenkins Reid
A queridinha do momento. Taylor é uma escritora norte-americana que virou um fenômeno nos últimos anos. É mais conhecida por seus livros Os sete maridos de Evelyn Hugo (2017), Daisy Jones & The Six (2019) e Malibu Renasce (2021). Possui 8 histórias publicadas, sendo sete livros e um conto.
Os três livros citados são histórias de famosos fictícios. A autora criou um universo totalmente falso, contando histórias de famosos que não existem, mas tão bem construídos que parecem reais. Temos a história de uma atriz famosa e ganhadora do Oscar, de uma banda de rock super famosa dos anos 70 e uma família de surfistas. Além disso, todas essas histórias estão interligadas de alguma forma. Em seus outros livros, acompanhamos histórias de pessoas comuns e seus relacionamentos.
3. Paola Siviero
Partindo para a literatura nacional, temos Paola Siviero, escritora de fantasia e ficção científica. É autora de O auto da maga Josefa, livro ganhador de dois prêmios nacionais.
O auto da maga Josefa é uma fantasia nacional ambientada no nordeste e conta a história de Toninho, um reconhecido caçador de demônios, que com sua mula encantada chamada Véia e sua peixeira mágica, viaja pelo interior nordestino em busca das criaturas que assolam a região, como vampiros, lobisomens e chupa-cabras. Em uma das aventuras, Toninho se une a maga Josefa, inimiga natural de Toninho por ser filha de um demônio.
4. Ana Paula Maia
A escritora e roteirista é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Maia foi duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e é roteirista da série Desalma. Suas narrativas falam sobre homens do sertão e moldados pelo tipo de trabalho exercido. Em suas principais obras temos De Gados e Homens (2013), Assim na terra como embaixo da Terra (2017) - que levou o prêmio e será adaptado para uma microssérie - e Enterre Seus Mortos (2018).
5. Mary Shelley
Por que não ler um clássico? Apesar de ser a mais famosa dessa lista, Mary Shelley deve ser citada. Com apenas 19 anos, a autora revolucionou não só a literatura gótica, como praticamente fundou um novo gênero literário, pois Frankenstein é considerada a primeira obra de ficção científica já lançada.
Frankenstein mantém sua fama mesmo após duzentos anos de seu lançamento, e sem ele, diversas adaptações literárias e cinematográficas não teriam ganhado vida. Se você nunca leu nada da autora, a história do homem que deu vida a algo inanimado em seu laboratório merece ser uma chance.
Gostou da lista? Que tal dar uma chance para uma das autoras citadas (ou para todas elas)? E se tiver alguma sugestão imperdível de leitura é só compartilhar com a gente! :)
Este artigo foi escrito por Andresa Raposo e publicado originalmente em Prensa.li.