Livros essenciais para começar a investir.
Ler é uma das ferramentas mais poderosas para obter conhecimento. E todos sabemos que conhecimento é poder. Quando atribuímos isso ao mercado financeiro, podemos dizer que a leitura pode te ajudar não somente a investir com mais inteligência, mas também ser um complemento para você atingir outros níveis.
Como muitos sabem, o número de pessoas físicas que começaram a entrar no universo da bolsa de valores tem aumentado exponencialmente. De acordo com a B3, o total de investidores cresceu mais de 43% somente no primeiro semestre de 2021. E as expectativas para os próximos anos são de uma elevação exacerbada, já que apenas 3% da população tem acesso ao mercado financeiro.
Mas queremos chegar a um ponto especial e delicado com isso, a pergunta em questão é: será que todos sabem o que estão fazendo? Essas pessoas estão preparadas para passar por uma crise, caso aconteça novamente? Todos têm o conhecimento necessário para se manter no mercado?
A resposta provavelmente é: NÃO!
Sendo assim, se você é investidor a pouco tempo, ou pretende começar a investir, aqui vai uma dica de ouro… todo investidor que se preze tem o dever de adquirir conhecimento ao longo do tempo, o mais difícil de tudo é começar!
Por isso, separamos 5 livros que podem virar a “chave” e trazer uma nova visão para você que quer começar no mundo dos investimentos.
Para quem deseja começar a investir:
Se você está começando do zero ou tem pouco aprendizado, as páginas dentro desses livros podem abrir portas inimagináveis para a área de investimentos.
Listamos as melhores sugestões de acordo com o seu nível de conhecimento e perfil de mercado. Tudo para te ajudar a escolher os que mais fazem sentido para você. Acompanhe!
1. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason
O homem mais rico da babilônia é um clássico quando o assunto é investimento. Apesar de se tratar de um livro relativamente antigo, a obra traz aspectos que se refletem ainda na atualidade.
As lições e ensinamentos descritas revelam o potencial do sucesso. A ideia central desse enredo é a disciplina de reservar todo mês um valor específico do seu salário. Sendo que, essa regularidade é mais importante do que o valor propriamente dito, e é essencial para o sucesso da sua administração financeira. A ideologia de criar um hábito supera qualquer retorno a curto prazo.
Além disso, alguns gatilhos despertam a atenção do leitor como frases de “não seja escravo do dinheiro”. Para isso, é necessário fazer o seu dinheiro trabalhar por você, retratando desde aquela época a diferença de obter uma renda ativa, através do trabalho e uma renda passiva, como exemplo os investimentos. Entretanto, é necessário investir com sabedoria e não cair em falsas oportunidades.
Por fim, mas um dos aprendizados mais bem feitos pelo autor, é aumentar a sua capacidade de ganhar dinheiro. Em outras palavras, o conhecimento é essencial para que você possa construir e manter um patrimônio sólido.
2. Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki
Esse livro é realmente um divisor de águas. Por tratar de duas visões ao decorrer do texto, é visualizado como um pai pobre e um pai rico estabelece o pensamento sobre o mesmo assunto: o dinheiro.
Enquanto o pai pobre, que passa por contínuas dificuldades financeiras e acredita que o dinheiro é a causa dos problemas, o pai rico considera que o dinheiro é benéfico e que é necessário aprender como administrá-lo da melhor forma possível para obter o sucesso.
Um dos ensinamentos chaves desta publicação é entender a metáfora “corrida dos ratos”, que retrata como grande parte da população trata o seu salário, com gastos supérfluos e bens de consumo, gerando cada vez mais endividamento. Por isso, Robert recomenda que esse ciclo seja rompido mudando a forma de gastar.
Além de mudança de atitudes ao leitor, a obra implica em transformação de pensamentos e hábitos. Como por exemplo, saber exatamente a diferença de poupar e investir o seu dinheiro e como isso pode acarretar para seu futuro.
3. O Jeito Peter Lynch de Investir
Quando se trata de mercado financeiro, pensamos em linguagens gráficas e técnicas a todo momento, o que parece ser difícil visto de fora. Por isso, muitas vezes essa realidade se distancia do investidor iniciante do conteúdo educacional.
Nesse caso, o livro O Jeito Peter Lynch de investir é algo totalmente fora da curva. Na maior parte do tempo, o enredo revela fatos engraçados sobre a bolsa de valores, de forma descontraída e irônica. Essa sensação deixa o leitor cada vez mais preso na leitura, que além de divertida também traz muito conteúdo de qualidade.
Nessa obra literária você vai aprender de forma simplificada como escolher melhor seus ativos e analisar o que são vistos como pontos positivos e negativos dentro de uma empresa para um investidor.
4. Do Mil ao Milhão, de Thiago Nigro
Entre os queridinhos e os mais acessíveis do público jovem, do mil ao milhão envolve conceitos básicos de como aumentar cada vez seu patrimônio.
O livro apresenta a ideia de que ser rico é possível, mas que dá um certo trabalho! Dessa forma, o primeiro livro de Thiago Nigro aborda o tema sob três fundamentos essenciais para quem deseja ficar rico: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.
Com a ideologia do subtítulo de: “Investir sem cortar o cafezinho”, Nigro faz uma reflexão de como administrar o salário de forma rentável e conseguir a sonhada liberdade financeira.
Com estratégias como a “ARCA”, o autor revela como compõe os seus ativos na carteira de investimento e convida o leitor a entrar nesse mundo do mercado financeiro.
Para Thiago Nigro, a falta de informação sobre os investimentos é o grande empecilho para que o brasileiro possa adquirir a sua independência financeira. Logo, traz essa aproximação do leitor com o autor durante o texto e cria laços fortes que terminam em troca de conhecimento.
5. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
Benjamin Graham é simplesmente um dos investidores mais respeitados do mundo! Logo, não poderíamos esperar outra coisa além de uma aula sobre como investir melhor, não é mesmo?
Durante sua narrativa, Graham traz detalhes e ensinamentos sobre assuntos importantes para todo investidor que está começando a colocar os pés nas águas, abordando temas que vão desde a diversificação de investimentos até os ensinamentos sobre análise fundamentalista e alocação de ativos.
A concepção de diversificação já está instalada desde cedo e foi reflexo para um grande investidor contemporâneo —Warren Buffett— numa famosa frase que diz “ O homem que só depende de uma fonte de renda está fadado à pobreza. “
Além disso, estratégias como “buy and hold” em tradução literal do inglês, “comprar e segurar” e priorizar as análises fundamentalistas estão como prioridade para quem deseja entender mais sobre Graham e seu modo de investir.
Dessa maneira, é inegável que esse livro deve fazer parte da sua jornada de como se tornar um investidor qualificado no mercado financeiro.
Este artigo foi escrito por Guilherme Vasconcelos e publicado originalmente em Prensa.li.