Livros para viajar sem sair do lugar!
Se você é do tipo que sonha acordado e adora fazer planos: este conteúdo é pra você! É certo que uma boa viagem nasce de um bom planejamento, e para escolher um destino de viagem, é preciso conhecer sobre o lugar, sua cultura e pontos turísticos. E qual a melhor maneira de conhecer um lugar senão pelos livros?
Os livros nos permitem viajar sem sair do lugar, conhecer culturas diferentes e viver experiências dentro das páginas. Muitos deles, inclusive, são escritos durante viagens dos próprios autores, tornando a narrativa ainda mais fiel.
Por isso, trouxe livros imersivos para conhecer lugares e culturas completamente diferentes, e quem sabe, te inspirar a dar o próximo passo para realizar a viagem dos sonhos! Vamos juntos?
1. Amor e Gelato - Jenna Evans Welch
Neste livro, você será levado à Florença, capital da região da Toscana, onde a arte renascentista transborda na arquitetura de museus, praças e galerias que guardam obras icônicas como a escultura “Davi”, que consagrou o artista plástico Michelangelo.
O livro conta a história de Lina, uma jovem que se muda dos Estados Unidos para morar com o pai após o falecimento de sua mãe. Ao chegar em Florença, Lina recebe o antigo diário de sua mãe e começa uma verdadeira aventura para descobrir o que sua mãe viveu em Florença quando tinha sua idade.
Entre pizzas autênticas e gelatos de tirar o fôlego, Lina descobre o amor enquanto vive tudo o que a Itália tem para oferecer: muita massa fresca, festas em mansões históricas, passeios turísticos e, claro, amor e gelato.
Conheça mais sobre a Florença
Florença é o berço do renascimento e uma das capitais culturais da Itália. A cidade está localizada em um vale e chama a atenção com seus telhados terracota e arquitetura renascentista. O lugar ideal para os amantes de história e arte, abrigando o palácio da dinastia Médici.
Principais pontos turísticos
Duomo
A Catedral Santa Maria Del Fiore, mais conhecida como “Duomo”, é um dos principais monumentos de Florença e a quinta maior igreja da Itália. Está localizada na Piazza del Duomo e oferece uma vista privilegiada da cidade para aqueles que aceitam o desafio de subir seus 414 degraus.
Capela dos Médici
Um dos mais importantes prédios religiosos da Toscana, a Capela dos Médici foi construída pela Família Médici e está localizada no interior da Basílica de São Lourenço. Nela, é possível observar o mosaico florentino feito por Buontalenti na Capela dos Príncipes, além de esculturas famosas de Michelangelo.
Galeria da Academia
A Galeria da Academia de Belas Artes de Florença é um importante museu destinado a receber obras de grande valor, como a escultura original de Davi, de Michelangelo, e obras originais de artistas como Botticelli, Perugino e Pontormo.
2. Como sobreviver à realeza - Rachel Hawkins
Não é todo dia que temos a chance de entrar em um castelo. Muito menos um castelo medieval na Escócia. E menos ainda quando o motivo da viagem é o noivado de sua irmã com um príncipe.
É o que acontece com Daisy, uma garota comum que detesta coisas de princesa e é obrigada a viajar para a Escócia para controlar boatos, já que a reputação de sua irmã, a futura princesa, está em jogo.
No livro de Rachel Hawkins você terá a experiência completa de uma viagem escocesa: soldados vestindo kilts tocando gaita de foles, pubs regados a whisky, todos os tipos de roupa com estampa xadrez, competições de Curling e quase tantos ruivos quanto vacas peludas.
Conheça mais sobre a Escócia
A Escócia é uma nação constituinte do Reino Unido, formada por 900 ilhas que já abrigaram cerca de 3 mil castelos, que hoje são, em grande parte, ruínas. O país detém a maior concentração de ruivos do mundo (entre 6% e 13% da população possui cabelos ruivos). Além de ser o berço dos vikings e da cultura celta.
Principais pontos turísticos
O castelo de Edimburgo
O castelo mais atacado de todo o Reino Unido é a segunda atração turística mais visitada da Escócia. Já foi destruído inúmeras vezes ao longo dos séculos e hoje, reformado, oferece diversas atrações para o público com salas históricas como o Museu de Guerra, a Capela de Santa Margarida e um palácio.
Ghost Tour
Edimburgo é o cenário ideal para histórias de terror, já que apresenta um visual medieval intocado pelo tempo. O Ghost Tour é um passeio noturno assombroso com duração de 2h, onde o guia conta histórias de terror passando por cemitérios e becos escuros.
Jacobite Express (Harry Potter’s Hogwarts express)
O passeio perfeito para amantes de Harry Potter, o Jacobite Express é conhecido como o verdadeiro expresso de Hogwarts e faz o mesmo percurso mostrado no filme, passando pelo famoso viaduto de 21 arcos. Uma viagem pelo interior da Escócia que liga as Terras Altas às ilhas da costa oeste do país, Hebrides.
3. O outro lado de tudo isso - Kim Lock
Quando sua casa pega fogo e você não tem mais nada a perder, só há uma única saída: fazer uma road trip pelo outback australiano. Ou, pelo menos, foi o que Mercy Blain achou. Nesta história emocionante sobre recomeços e superação, você será levado pela viagem mais improvável pelo deserto.
Mercy é uma médica de 40 anos que sofre de síndrome do pânico e já está há 2 anos sem sair de casa. Quando sua casa pega fogo e ela é obrigada a passar a noite na casa do ex marido e seu atual parceiro, a única saída que encontra é comprar uma van e partir para o deserto com seu cachorro salsicha.
Nesta viagem repleta de altos e baixos, Mercy encontra aranhas, lagos com águas termais e pessoas incríveis pelo caminho. Mas acima de tudo, Mercy encontra a si mesma.
Conheça mais sobre o outback australiano
O outback australiano é um conjunto de regiões desérticas localizado nas regiões norte e central da Austrália. Com clima árido e temperaturas extremas, o local é habitado por apenas 10% dos australianos e chama a atenção de turistas de todo o mundo pelas paisagens impressionantes e parques nacionais.
Principais pontos turísticos
Uluru
A maior rocha do mundo, localizada no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é também um símbolo sagrado para os indígenas australianos, já que é um dos locais em que ocorriam cerimônias que uniram diversas tribos.
Parque Nacional Kakadu
Uma grande extensão de natureza que reúne elementos da cultura aborígene australiana como figuras rupestres intactas, além de cachoeiras e paisagens naturais incríveis.
Lago Eyre
O maior lago de água salgada da Austrália é também o ponto mais baixo do continente, a 16 metros abaixo do nível do mar.
Viajando com livros
Esses são alguns livros em que é possível conhecer mais sobre a rica cultura de países tão diferentes e encantadores como a Itália, Escócia e Austrália. A literatura tem o poder de nos teletransportar para qualquer lugar do mundo e serve de inspiração para quem almeja conhecer países e lugares novos.
Este artigo foi escrito por Bruna Teixeira e publicado originalmente em Prensa.li.