Maurício "Maneiro" Manieri
O cantor e compositor Mauricio Manieri, conhecido nacionalmente por canções como “Minha Menina”, “A Noite Inteira”, “Bem Querer”, “Pensando em Você” e “Primavera” (regravação de uma das melhores canções do Tim Maia), deu uma virada de 360 graus em sua carreira ao começar a gravar músicas internacionais de grande sucesso, fazendo uso de um repertório romântico e envolvente.
Músicas como “Never Gonna Give You Up” (Rick Astley), “Let The Music Play” (Barry White), “Angels” (Jon Secada) e “Classic” (Adrian Gurwitz) ganharam novos arranjos e a bela de voz de Maurício, que, além de cantor, é considerado um prodígio no piano e um excelente arranjador.
Descendente de italianos, paulistano, Maurício Manieri é oriundo de uma família de classe média. Começou seus estudos de música e de piano clássico aos seis anos de idade, lendo partituras quase ao mesmo tempo em que aprendia a ler, surpreendendo seus professores pelo talento nato, subindo ao palco pela primeira vez com apenas oito anos de idade.
Na adolescência, ganhou concursos de piano clássico e também enveredou pelo mundo da música pop, formando a banda Delta T.
Em seguida, abriu a "Escola Moderna de Música" em São Bernardo do Campo, iniciando ao mesmo tempo seus estudos na Faculdade de Composição e Regência do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Após gravar um compacto independente, com duas canções pop, sua voz diferenciada chamou a atenção do renomado produtor Dudu Marote (Jota Quest, Pato Fu, Skank), que acabou se tornando seu mentor.
Em 1998, ficou conhecido em todo o Brasil com suas músicas, enquanto paralelamente atuava também no mercado publicitário, gravando voz em dezenas de jingles.
Na mesma época, trabalhou também como tecladista de artistas internacionais e nacionais, como Culture Beat, Alexia, Double You, Undercover, Nick French, Taleesa e Patrícia Marx.
Um dos melhores momentos de Maurício Manieri em sua fase atual foi a gravação ao vivo da espetacular canção “Just Another Day”, do autor e compositor Jon Secada. Detalhe: Maurício estava no palco cantando justamente com Jon Secada.
Maurício Manieri já era bom. Agora ficou mais “maneiro” ainda.
Este artigo foi escrito por Sandro Mendes e publicado originalmente em Prensa.li.