Melhores personagens da ficção
Como os personagens são parte fundamental para qualquer trama, eu resolvi falar sobre meus personagens favoritos entre filmes, livros, animes e séries. Eu gosto daqueles personagens que, além de serem bem construídos e contribuírem de alguma forma para a história, eu me identifico de alguma forma. Vamos então à lista.
Filmes
Yoda - Star Wars
O Yoda é esse velhinho de uma raça misteriosa super poderoso na força e com frases que podem não fazer sentido no início, mas trazem grande sabedoria para os Jedis. Da primeira vez que assisti aos filmes, só achava ele bonitinho, mas quando fui assistir ao 3º filme da saga (A Vingança dos Sith), percebi o quão poderoso esse pequeno Mestre é e a partir de então, se tornou um dos meus personagens favoritos da ficção.
Groot - Guardiões da Galáxia (MCU)
Sim! Também tenho fraco por personagens que tem uma versão bebê (como baby Yoda - The Mandalorian - e baby Groot). Foi difícil escolher apenas um membro dos Guardiões da Galáxia para essa lista, porque eles são meus personagens favoritos do universo da Marvel. Mas sempre que penso em Guardiões, penso naquela cena do final do primeiro filme e eu não poderia escolher outro personagem que não o Groot. Ele é uma árvore alienígena que só fala “Eu sou Groot”, mas que tem um forte senso de lealdade e tem poderes muito bons como se regenerar e fazer seus membros crescerem, além claro de uma força capaz de derrotar muitos inimigos.
Coringa - Batman: O Cavaleiro das Trevas
O Coringa é o único vilão entre a minha lista de favoritos. Eu gosto muito da construção dele em O Cavaleiro das Trevas, mas admito que não é um personagem que eu acompanho tanto. Ele é um personagem sem um passado muito bem definido no filme, cada vez conta uma história diferente sobre suas cicatrizes. E nesse filme não vemos a origem do personagem, só vemos que ele é um psicopata, que gosta de matar e se veste de palhaço. Ele é bem diferente de outros vilões que conhecemos que estão em busca de vingança ou riqueza, ele apenas é assim e não sabemos exatamente o porquê. Às vezes menos é mais, e as explicações que “faltam” aqui dão a graça do personagem.
Livros
(foto: HBO)
Tyrion Lannister - As Crônicas de Gelo e Fogo (GOT)
Outro personagem que me conquistou foi o Tyrion Lannister. Tanto nos livros quanto na série, ele é um dos meus personagens favoritos, porque é muito inteligente e tem um humor sarcástico, que eu adoro! Ele é o caçula da família mais rica de Westeros, os Lannister, porém, ele nasceu anão e sofre muito por conta disso. Mas apesar de ter tido um passado de desprezo por parte da família e de desconhecidos, ele reconhece suas forças e suas fraquezas e evolui bastante durante a história. Espero que nos livros ele se torne tão importante quanto foi na série.
Hercule Poirot - Personagem de vários livros da Agatha Christie
Agatha Christie é uma das minhas escritoras favoritas. Ela escreveu diversos livros de romance policial e entre eles, a grande maioria tem a participação do maior detetive de todos os tempos, um senhor belga com a aparência oval e modos metódicos, o detetive Hercule Poirot. Ele também tem um humor sarcástico e é muito perceptivo, pegando pistas e unindo as peças de uma forma que só sua massa cinzenta consegue mesmo. Recomendo pra todo mundo ler os livros em que ele aparece. C’est magnifique, mon ami!
Luna Lovegood - Harry Potter
Luna é aluna da Corvinal em Hogwarts e é um ano mais nova que o bruxinho mais famoso do mundo. Ela aparece só a partir do quarto livro, mas se torna uma personagem muito importante para a saga. Ela sofreu um trauma muito grande no passado, mas sua personalidade maluca a faz viver de forma autêntica e apesar de sofrer muito bullying na escola por ser diferente, ela se destaca por seu comportamento ousado e totalmente fora da caixinha. Pra mim, ela merecia mais destaque nos filmes e nos livros.
Marina (Número Sete) - Legados de Lorien
Uma personagem pouco conhecida, mas que eu gosto bastante é a Marina (ou número sete). Ela é membro da Garde, extraterrestres que vieram para a Terra fugindo da destruição de seu planeta natal, Lorien. Ela foi uma das primeiras personagens femininas que eu consegui me identificar na minha vida de leitora , porque apesar de ser um pouco insegura, quando necessário ela dá tudo de si e às vezes deixa suas emoções falarem mais alto. Ao longo dos livros, ela vai descobrindo cada vez mais seus poderes e treinando com outros. O poder dela que eu mais gosto é a cura.
Meriadoc Brandebuque - Senhor dos Anéis
Um personagem que eu gosto muito no Senhor dos Anéis é o Merry. Acho a amizade dele com o Pippin um dos melhores momentos da trilogia. Ele é um dos Hobbits que ajudam Frodo na missão de destruir o Anel e a lutar contra Sauron, “Lorde das Trevas” da Terra-Média. Merry é uma espécie de alívio cômico nos livros, mas também é extremamente leal com seus amigos e determinado.
Séries
(foto: NBC)
Eleanor Shellstrop - The Good Place
Eleanor é uma mulher egoísta, que viveu grande parte da sua vida se virando sozinha. Isso fez com que ela criasse uma barreira em relação a confiar nas pessoas ou mesmo tomar atitudes certas para com os outros. Eu gosto dela porque apesar de ela ser grossa, ela é honesta e durante a série, ela tem uma evolução gigantesca e se torna sim uma das melhores personagens de todos os tempos.
Animes
Tony Tony Chopper - One Piece
O último personagem que não podia faltar aqui era o meu queridinho Chopper. Ele é uma rena que come uma fruta que o dá características de homem. Por ser diferente tanto de renas quanto de homens, ambos os grupos o excluem. A história dele é uma das mais tristes do anime! Mas ele se torna um personagem muito precioso por conta disso. Ele se torna o médico da tripulação dos Chapéus de Palha e tem o sonho de encontrar uma cura para todas as doenças existentes. Ele é um personagem muito fofo, mas que ao mesmo tempo é forte e inteligente. Se você ainda não conhece o anime, ele está disponível na Netflix.
Tem ainda muitos personagens que não entraram para a lista, mas esses são os 10 que mais me identifico/amo. Eles são parte fundamental para as histórias em que aparecem e eu tenho um carinho muito especial por eles.
Imagem de capa - Ribastank I Pixabay
Este artigo foi escrito por Ana Luisa Figueira e publicado originalmente em Prensa.li.