Mercado de trabalho: Como conseguir o primeiro emprego sem experiência?
Nos dias atuais, entrar no mercado de trabalho é uma tarefa árdua e muito difícil, pois a disputa é enorme. São poucas vagas para muitas pessoas desempregadas.
Se a pessoa não tem experiência de nada, essa missão fica ainda mais difícil, arrumar um emprego seria como ganhar na loteria.
E essa situação não pega só os adolescentes que estão começando, mas também adultos, jovens e, em alguns casos, até idosos. A coisa é bem séria e preocupante. Experiência é tudo hoje em dia.
Porém, tem como pelo menos tentar mudar esse panorama e arrumar o primeiro emprego. Neste artigo você verá 3 dicas de como conseguir entrar no mercado de trabalho sem experiência. Tenha uma boa leitura!
Currículo
Bom, o primeiro passo para sair na frente dos concorrentes e arrumar um trabalho sem experiência, é caprichar no currículo. Mas é caprichar mesmo, com vontade.
De início, coloque seu nome completo e idade;
Após isso, coloque o seu estado civil, se é solteiro, casado ou divorciado;
Não esqueça do endereço, é super importante;
Por último, coloque suas redes sociais, telefone, e-mail, escolaridade e cursos. Essa parte é mais importante ainda, não esqueça, em hipótese alguma.
Trabalho voluntário
Uma forma das empresas te escolherem é verem o seu esforço, por isso, faça serviços voluntários. Procure ONGs que estejam precisando de ajuda, perto de onde você mora é provável que tenha alguma.
Serviços sociais aumentam a chance de ser contratado pelas empresas e, quando não se tem experiência, ajuda mais ainda.
E não são só os adolescentes que são bem vistos fazendo trabalhos voluntários, os jovens, adultos e idosos também.
Trabalhar como voluntário em qualquer lugar, pode ser a porta de entrada para conquistar o tão sonhado primeiro emprego!
Tenha uma boa qualificação
Por fim, o último passo para entrar no mercado de trabalho, é estudar, se qualificar. Sem estudo ninguém sai do lugar e anda para trás que nem caranguejo.
Hoje em dia, a primeira coisa que a empresa vai olhar no seu currículo é se você tem cursos e o ensino médio completo. Isso é o básico.
Se você não tiver concluído o ensino médio e não tiver curso nenhum, já sai atrás dos outros concorrentes e a chance de ser contratado é mínima.
Procure aproveitar o seu tempo livre para estudar. Faça cursos de administração, as empresas dão muito valor a eles. Na internet tem várias opções, é só dar um Google.
Pronto. Basta seguir esses 3 passos para ter a chance de arrumar o primeiro emprego.
Este artigo foi escrito por Kleber Marques e publicado originalmente em Prensa.li.