Mercado de trabalho: saiba como se destacar dos demais!
O mercado de trabalho sempre foi disputado e, atualmente, está ainda mais. Para arrumar um simples emprego é uma verdadeira luta, que só os mais fortes conseguem seguir até o final.
No Brasil, a taxa de desemprego está altíssima, chegando a 9,3%. Essa desocupação atinge 10,1 milhões de pessoas. É algo assustador.
Infelizmente, é muita gente desempregada para poucas vagas e a maioria das oportunidades exige que o indivíduo tenha cursos técnicos, graduação, pós-graduação, mestrado... atualmente as empresas estão fugindo de iniciantes. Elas querem alguém já pronto para tal cargo e não tem conversa.
É difícil, eu sei. Porém, podemos mudar isso e ter nosso devido valor para as empresas, basta corrermos atrás.
Nesse artigo você verá algumas dicas para mudar de patamar e se destacar dos demais na hora de ir atrás de um emprego.
Saia da zona de conforto
Aqui é o começo de tudo. Se você quer realmente se recolocar no mercado de trabalho, precisa se esforçar e sair da sua zona de conforto. Eu sei que é um lugar bom e aconchegante, mas ele só vai te prejudicar em vários aspectos.
Procure fazer cursos, ler livros, pesquise sobre o mercado, converse com quem entende do assunto. Isso vai abrir sua mente e será bem mais fácil na hora de buscar um emprego, seja ele qual for. As empresas vão até se impressionar!
Invista em conhecimento
Imagem retirada do site Medium.com
Essa dica é infalível. Você precisa se preparar para procurar um emprego. A maioria das empresas não testa só a sua comunicação verbal, falada, mas, também, escrita. Na hora do processo seletivo, as empresas passam testes de matemática, conhecimentos gerais e, até mesmo, redação. Por isso, se prepare.
Aproveite o seu tempo livre em casa e vá praticar sua escrita, faça umas contas em um papel avulso, isso vai te ajudar e muito, acredite em mim.
Elabore um bom currículo
Imagem retirada do site: tuacarreira.com
Essa terceira dica é muito importante, preste bem atenção: para arrumar um emprego e fazer o recrutador se interessar pelo seu perfil, você precisa organizar bem seu currículo, deixá-lo o melhor possível.
Deixe o seu CV em uma ordem bacana, coloque seu nome, idade, endereço, bairro, cidade onde mora, cursos, escolaridade, entre outras coisas relevantes.
Sabe aquele instrumento que você ama tocar? Pode colocar também! Parece coisa boba, mas as empresas valorizam e muito. É um dom muito especial.
Se prepare para o processo seletivo
Imagem retirada do site: trabalhorenda.com
Por fim, se você for selecionado para um processo seletivo, se prepare. Isso aumenta sua chance de se destacar e ser contratado.
Estude sobre a empresa para não ficar perdido na hora das perguntas, tenha uma boa noite de sono antes do processo, treine sua fala, tire os pensamentos negativos da sua cabeça, beba bastante água. Fazendo isso, já é meio caminho andado para alcançar a tão sonhada vaga.
Este artigo foi escrito por Kleber Marques e publicado originalmente em Prensa.li.