Mestrado ou pós-graduação? Veja a melhor opção para seus objetivos
O término do ensino superior é uma grande conquista para o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho e atuar na área que escolheu. No entanto, a jornada de aprendizados está longe de terminar depois disso. Para se manter atualizado e ter um currículo competitivo, o ideal é nunca parar de se especializar.
É por isso que muitos formados pensam em continuar os estudos. Nesse cenário, o mestrado e a pós-graduação surgem como as duas opções mais procuradas por quem quer aprimorar os conhecimentos. Mas qual das duas opções seria realmente a ideal?
Neste post, você vai aprender mais sobre essas especializações para descobrir se a sua vocação está mais voltada para o mestrado ou para a pós-graduação. Acompanhe!
Diferenças entre o mestrado e a pós-graduação
Embora o mestrado seja um tipo de pós-graduação, é preciso entender que as diferenças entre ambos são fundamentadas por duas modalidades de ensino: o lato sensu e o stricto sensu.
A pós-graduação se encaixa no tipo lato sensu, pois procura trabalhar ao máximo a atualização do profissional, fornecendo ensinamentos e suas aplicações no mercado de trabalho. Já o mestrado, uma pós-graduação do tipo stricto sensu, é mais voltado para a formação de docentes e pesquisadores.
Perfis de mestrandos e pós-graduandos
Ainda que muitos digam que o mestrado é direcionado apenas para quem deseja ensinar ou ter uma vida profissional acadêmica, isso não é necessariamente verdade. O mestrando pode trazer um olhar mais teórico ao mercado de trabalho para compreender conflitos e aplicar soluções inovadoras.
É interessante que o candidato a essa modalidade tenha fluência em uma segunda (ou terceira) língua e se interesse por pesquisas científicas.
As pessoas que procuram a pós-graduação geralmente já atuam em áreas que estão em constante mudança, como marketing digital, design, sistemas de informação, bases de dados, entre outros. Além disso, procuram ampliar suas possibilidades de atuação, além de se adaptar a novas oportunidades.
Dicas para uma escolha acertada
Caso não saiba o que priorizar na hora de escolher entre mestrado ou pós-graduação, é importante colocar as intenções no papel e descobrir quais são suas expectativas com os estudos.
A pós-graduação é, provavelmente, a melhor opção se você pretende alcançar algum dos objetivos abaixo.
- Conquistar um emprego melhor;
- Atualizar os seus conhecimentos numa perspectiva profissional;
- Desenvolver uma nova competência;
- Conseguir uma recolocação no mercado;
- Aprofundar os conhecimentos numa área específica.
Apesar de exigir compromisso, essa alternativa vai demandar menos tempo, por dispensar as pesquisas e os estudos mais elaborados para planejar uma dissertação. Além disso, pode ser conciliada com o trabalho ou projetos pessoais.
Por outro lado, se você está atrás de conhecimento para aplicar em análises, problematizações e soluções de projetos, o mestrado é a melhor escolha. Nele, você aprenderá a questionar assuntos discutidos na faculdade e aplicar formas de investigação para criar ideias inovadoras. Se você deseja atuar no ensino superior, esse é o primeiro passo.
Valores de um mestrado e de uma pós-graduação
Os preços de um mestrado ou de uma pós-graduação variam de acordo com o curso e a instituição de ensino que o oferece. Mas, no geral, é de se esperar que o mestrado seja mais caro, tendo em vista o seu maior tempo de duração.
No entanto, isso não significa que o custo de uma pós-graduação é sempre inferior ao de um mestrado, principalmente quando o futuro estudante busca opções no exterior. De qualquer forma, é importante ter em mente que ambas as formações costumam ser caras, do ponto de vista financeiro.
Sendo assim, a dica é procurar por bolsas, convênios e descontos para não prejudicar o orçamento pessoal. Muitas universidades oferecem preços especiais para ex-alunos e cedem descontos para aqueles que apresentam um bom histórico acadêmico. Vale a pena tentar.
Como você pode ver, a escolha entre um mestrado ou uma pós-graduação é uma questão pessoal, que depende exclusivamente das expectativas e necessidades do futuro aluno. O que é mais adequado para o seu perfil?
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.