Antes de entrarmos na discussão de MFT versus SFTP, discutiremos brevemente a base de onde eles vieram.
O SFTP (Secure File Transfer Protocol) foi criado a partir de uma limitação de segurança do FTP, ou File Transfer Protocol, uma rede que permite a transferência de arquivos entre computadores por meio de uma conexão TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet).
De acordo com especialistas, os cibercriminosos poderiam usar um servidor FTP no modo anônimo para armazenar ferramentas maliciosas ou lançar ataques cibernéticos direcionados.
Com o SFTP, é possível enviar arquivos por meio de uma conexão criptografada, semelhante ao shell seguro (SSH). O SFTP é especialmente útil para empresas que procuram uma maneira de aumentar a segurança de suas operações de transferência de arquivos e acesso de usuários.
Enquanto o SFTP permite transferências de arquivos mais seguras, as soluções Managed File Transfer (MFT) envolvem automação, relatórios e conformidade – e recursos de segurança adicionais.
MFT é uma plataforma de tecnologia que gerencia transferências de arquivos, como o nome sugere, e pode movimentar grandes volumes de dados não estruturados. Mas vai muito além disso.
Assista agora mesmo e descubra como as soluções de MFT diferem de uma ferramenta simples de Transferência de Arquivos e da combinação cliente/servidor FTP ou SFTP, oferecendo recursos técnicos que lhe renderam o prefixo “gerenciado” (managed).
Este artigo foi escrito por Charles Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.