Motoristas poderão assistir TV enquanto dirigem carros autônomos
Carro sem motorista / Unsplash
Essa liberação, porém, ainda passará por regulamentações nas mudanças do código de leis de transporte, segundo o Departamento de Transportes (DfT).
A regulamentação irá prever algumas condições específicas para tornar isso possível.
Os dispositivos permitidos, por exemplo, terão de vir de fábrica, acoplados aos painéis dos automóveis. Usar o celular ou outros dispositivos portáteis enquanto dirige continuará proibido.
O primeiro uso da nova tecnologia de direção autônoma deverá ser liberado apenas ao dirigir em faixa única, em linha reta e velocidades baixas, como em um congestionamento, por exemplo.
Os motoristas que utilizarem a tecnologia também terão de estar prontos para reassumirem o controle do automóvel a qualquer momento, e deverão ser avisados pelos dispositivos quando necessário.
Os carros autônomos ainda não estão licenciados para circular no Reino Unido, mas a regulamentação para tal deverá ocorrer ainda este ano, segundo o DfT.
A expectativa das mudanças no código é de que devem ocorrer no próximo verão.
Essas mudanças seguiram conforme resultado de consulta pública, que recomendou uma primeira adoção da tecnologia de carros autônomos, e prevê uma regulamentação ampla para 2025.
O governo anunciou em abril deste ano a liberação do uso do sistema automatizado de manutenção de faixa.
Um novo sistema que permite a direção autônoma em linha reta, numa velocidade de até 60 km/h, mantendo a capacidade de devolver a direção ao motorista em qualquer momento do percurso, como no final da estrada, por exemplo.
Alguns especialistas sugeriram que as telas de TV dentro do veículo poderiam deixar de transmitir qualquer conteúdo não relacionado a direção de automóveis quando o motorista fosse requisitado a retomar a direção, mas ainda não há um sistema desse tipo em desenvolvimento.
Acredita-se que a implementação das novas tecnologias nas estradas pode reduzir o erro humano, responsável por 88% dos acidentes nas rodovias do Reino Unido, tornando assim as estradas mais seguras.
Steve Gooding, diretor da empresa de pesquisa automotiva RAC Foundation, disse que "carros automotivos devem diminuir significativamente as mortes e acidentes nas estradas."
Ele conclui porém que "há um longo período de transição" até que os motoristas se acostumem às novas tecnologias, e que "eles ainda terão a maior responsabilidade sobre tudo o que acontece ao volante" durante esse período.
Fonte: Highway Code: Watching TV in self-driving cars to be allowed - BBC News
Este artigo foi escrito por Eliezer J. Santos e publicado originalmente em Prensa.li.