Muito mais que 10%
Em um mundo onde as pessoas preferem não pensar sobre nada, por suas mais diversas razões e circunstâncias, melhor é buscar seguir ir para fora dessa corrente que flui a cada dia mais.
Pensar é uma arte, mas vemos que nem todos são artistas dedicados nisto.
Acredito que todo ser humano nessa face da terra já se questionou ao menos uma vez, mesmo que brevemente, sobre sua existência, a brevidade dos dias, curiosidades do mundo, ciência e seus mistérios.
E outros, nem ao menos se interessam para evitar algo, ou sei lá.
E eu, como não sou diferente de muitos por au em relação a isso, sou o tipo que busca compreender de tudo que for possível para minha capacidade mental possa suportar, e muitas outras.
Como é que os órgãos são gerados, ou um bebê dentro de outro ser humano, o funcionamento complexo do cérebro, o universo, Deus, as marcas em nossa pele, nossas emoções, os animais, átomos e afins . São exemplos daquilo que busco conhecer.
"Se queremos entender os mistérios da vida, devemos observar os pequenos detalhes e apreciar cada um deles." Dilce Stédile
Caso me visse em um desses momentos, pensaria que eu estou sob efeito de alguma substância anormal, fora de órbita ou até mesmo uma criança deslumbrada em um grande parque brilhante e colorido.
Mas penso que, temos um órgão tão complexo dentro de nós e não fazer o uso dele é um grande desperdício de intelecto e funcionalidade . Estamos todos na busca de conhecer algo e ao longo do tempo ir entendendo e assimilando.
Ao olhar outro ser humano, vejo o quanto é incrível o seu exterior e inteiror, pois todos nós apesar de termos um começo (nascimento) e o fim (morte) iguais, nossa trajetória até que aconteça algo durante essa intrigante jornada da vida se encaminha de circunstâncias diferentes.
Ao observar então a natureza e seus mistérios, vejo o quanto é complexo de entender, por mais que tenhamos diversos dados e curiosidades científicas sobre.
Mas, muitas pessoas não custam por a mente para trabalhar, isso é intrigante, preferir ficar em sua bolha reclusa de pensamentos ou viver do que os outros sabem e se alimentar disso, uma mente que não se abre para coisas além do que lhe é entregue pode ser capaz de até ter poeira e algumas teias de aranhas. 🕸️
Sabia que, ao longo da nossa vida novos neurônios são produzidos constantemente e que cerca de um terço dos neurorônios se removam durante a vida.
Então, 700 novos neurônios são formados em cada hipocampo do cérebro,uma região do cérebro fortemente associada à memória e ao aprendizado
Suzana Herculano uma neurocientista em seu estudo de 2009, diz que o modelo do cérebro humano inclui 86 bilhões de neurônios e cerca de um quatrilhão de sinapses, que permitem nossas conexões neurais.
Alguns outros estudos em relação a eles, dizem que morrem por inatividade, ou seja, falta de exercício mental, e que exercício melhor do que o por a mente para funcionar?
Pratique a ginástica cerebral ao menos algumas vezes no seu dia, semana, enfim na sua vida. Para o bom funcionamento do cérebro. ☺
Tendo trago poucos dados e informações científicas, voltemos ao papo anterior. Também amo aprender sobre esses assuntos. É sempre bom ter a disponibilidade na arte de aprender.
E então, buscou olhar para outro ser humano, e de relance observar os detalhes do exterior do outro, simples e complexo ao mesmo tempo. Ou até mesmo dê si mesmo ao se olhar no espelho.
Penso então o quão essas coisas são breves, complexas e - obviamente - obras de um ser extremamente superior. Por que não pensar nelas ou buscar ter um conhecimento mesmo que pouquíssimo sobre?
Não faz mal, não é verdade?
Nossa capacidade mental é tão vasta, que é até um mito dizer que usamos apenas 10% do nosso funcionamento cerebral, como no filme Lucy, não usamos somente 10% e isso não é algo de super dotados intelectualmente, mas, nossa capacidade intelectual longo da vida é aumentada.
O uso de 10% não possui base científica, e não faz muito sentido. Outro Neurocientista , Barry Gordon, em seus estudos diz que o ser humano usa cada parte de seu cerebro.
Então vemos que, muitos são os mitos e há também muitas curiosidades nessas questões do funcionamento da nossa mente e afins, mas é algo que você conquista o saber com o tempo.
Reflito muito no quanto é breve a minha existência, o tempo concedido e a beleza do ser. Desperdiçar a dadiva do tempo e da intelectualidade é estupidez.
Que possamos sobreviver a essa guerra e o medo de não pensar sobre nada e deixar tudo fluir, deixar o destino de encarregar das coisas. Pense mais, pense sobre tudo, te fará bem!!
Continuo ainda a surpreender com todas elas, e espero continuar a buscar e tentar entender da forma que for possível para minha capacidade mental.
Prefiro ser a criança deslumbrada com o conhecimento do que acabar não buscando conhecer nada. Que vida terrível.
Se não é mais capaz de surpreender-se e maravilhar-se com os mistérios dessa vida, talvez seu coração já tenha endurecido.
Ali Shaw - A Garota dos Pés de Vidro
Fontes:
https://veja.abril.com.br/saude/novos-neuronios-sao-criados-durante-a-vida-toda-diz-estudo/
https://metodosupera.com.br/como-e-o-processo-de-aprendizagem-no-cerebro/
https://novaescola.org.br/conteudo/1187/neuronios-morrem
https://www.google.com/amp/s/hypescience.com/efeito-lucy-usamos-apenas-10-de-nossa-capacidade-cerebral/amp/
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/saude/perdemos-14-bilhoes-de-neuronios-1ptvbdszx5txwlyxpdfi01qa6/amp/
Publicado originalmente aqui.
Este artigo foi escrito por Raiane Oliveira e publicado originalmente em Prensa.li.