Na luta contra a fraude não existe concorrência
Fique por dentro dos principais insights da 5ª edição do Fraud Day, um dos maiores eventos criados no Brasil para debater o que há de mais inovador em cibersegurança e prevenção a fraudes.
Esta semana aconteceu em São Paulo a 5ª edição do Fraud Day, o maior evento da América Latina com foco em cibersegurança e prevenção de fraudes. A Prensa esteve presente e, em parceria com a Prove, fez uma cobertura em tempo real no LinkedIn e no Canal de Transmissão da Prensa no Whatsapp. Os principais destaques desta cobertura você confere a seguir.
Organizado e apoiado por especialistas do setor, como a Equifax I BoaVista, Prove, Visa, IBM e Mastercard, o evento reúne grandes empresas, autoridades e profissionais de TI e segurança da informação para debater práticas, tecnologias emergentes e estratégias que visam mitigar riscos e aprimorar a segurança em transações online.
Atendendo ao objetivo de discutir e compartilhar conhecimentos sobre prevenção a fraudes no ambiente digital, abordando questões de cibersegurança, fraudes financeiras e proteção de dados, o Fraud Day se consolida como uma experiência importantíssima para profissionais e usuários, principalmente com a realidade atual de aumento das fraudes digitais e com o crescimento do e-commerce.
Na programação, o público encontrou duas trilhas com painéis e palestras sobre temas como Drex, fraude transacional, expansão do e-commerce, recuperação de celulares, gestão de chargeback, inteligência artificial, autorregulação e a importância de comunidades. Confira os destaques do evento:
Cibersegurança: aproveitando o poder da IA para prevenir fraudes no cenário em evolução do comércio eletrônico digital
Começando o dia no palco principal do Fraud Day: Jamil Farshchi, CISO e CTO da Equifax I BoaVista, conversou com o VP de Business Transformation da empresa no Brasil, Caio Macedo, a respeito do poder da IA para prevenir fraudes no cenário em evolução do comércio eletrônico digital.
Na opinião do CTO, a segurança de supply chain deve ser a prioridade das empresas no que diz respeito à prevenção a fraudes. Nas palavras dele:
"Nenhum de nós pode ter sucesso sem a parceria entre as organizações.
A supply chain é um grande desafio e vai continuar sendo. Com as aplicações de IA, isso vai se agravar ainda mais. Por isso, nenhum de nós pode ser uma ilha. Precisamos de assistência do governo federal, dos líderes do mercado.
Com o poder da comunidade, seremos capazes de ter um sucesso extraordinário. Todos podem ser mais fortes à medida que compartilhamos percepções e informações. Sem essa parceria, a segurança é uma batalha perdida. Por isso, faça parceria com quem for necessário."
Como o risk-based aproach transforma a experiência do usuário?
A abordagem baseada em risco (Risk-based approach ou RBA) torna os processos de segurança e autenticação mais dinâmicos, personalizados e eficientes. Você sabe como?
Para responder a esta pergunta, os especialistas Kahuê Cardoso, Risk & Fraud Prevention Director no MagaluBank, Marcelo Sousa, Head of Product na Caf, Mark Sze, Group Product Manager na Neon, e Thais Redondo, Diretora de Pagamentos no iFood, participaram de um dos painéis no Palco Negócios.
Ao invés de aplicar as mesmas medidas de segurança a todos os usuários, o RBA ajusta o nível de controle de acordo com o risco percebido em tempo real. Ou seja, equilibra segurança e conveniência, resultando em menos interrupções e uma navegação mais intuitiva. Alguns dos aspectos em que essa abordagem impacta positivamente no que diz respeito à experiência do usuário são:
Autenticação fluida;
Redução de fricção;
Segurança personalizada e
Resposta mais rápida a ameaças.
Estratégias de combate à criação de contas ruins e gestão de contas sem uso
"Não existe fraude zero". A frase é de Kleber Rudson Dorce, Gerente Sênior de Inteligência de Fraudes no Grupo KMB O Boticário. A partir desta realidade, como trabalhar para reduzir ao máximo as possibilidades de golpes?
A resposta pode estar no combate à criação de contas ruins (fraudulentas, duplicadas ou inativas) e na gestão de contas sem uso. Não à toa, este foi o tema do painel mediado por Lola Oliveira, Executive Sales Director na Equifax I BoaVista, que reuniu Kleber Rudson Dorce, Leonardo Oliveira, Analista de Prevenção e Perdas SR na Swift, e Moira Duba, Gerente de Soluções de Cobrança e Antifraude na Globo.
Além de estratégias para melhorar a segurança e eficiência, minimizando o impacto de atividades fraudulentas, os especialistas compartilharam experiências e cases de suas trajetórias profissionais em grandes empresas. Afinal, ninguém está absolutamente imune às fraudes, mas é possível evitá-las com abordagens e soluções abrangentes.
Drex - A moeda digital brasileira
Parece que foi ontem que acompanhamos a participação de Fabio Araujo no FEBRABAN TECH, no painel que abordou a tokenização como entrada para a escala global. Desta vez, o especialista, que é servidor do Banco Central do Brasil e líder da iniciativa DREX, subiu ao palco do Fraud Day para falar sobre a moeda digital brasileira.
Araujo compartilhou um panorama nacional e internacional de inovações, além de abordar o LIFT Challenge, a edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) que reuniu participantes do mercado interessados em desenvolver um MVP que atendesse ao objetivo de avaliar casos de uso da moeda digital emitida pelo BC, bem como sua viabilidade tecnológica. Com esta iniciativa, o Brasil ganhou um prêmio internacional do melhor projeto do setor financeiro em 2022.
Fabio também compartilhou detalhes a respeito das fases 1 e 2 do Piloto Drex, destacando a importância de levar em consideração que já temos uma base de ativos e serviços que pode ser utilizada para compor e criar novas soluções. Ou seja, nesta segunda fase, que se encerra em meados de 2025, não é necessário começar o mercado do zero - é possível avançar os serviços com base no que já existe.
Os Pioneiros do Fraud Day: Cinco anos depois, mestres da prevenção à fraudes revelam as mudanças transformadoras
"Na luta contra a fraude não existe concorrência". A frase, dita por Luciana Lello, Founder da Risk Women resume a ideia que deu início ao Fraud Day, em 2019. Desde então, o evento promove uma disrupção no mercado de cibersegurança ao posicionar empresas concorrentes em um mesmo evento.
O propósito desta união é combinar forças e compartilhar informações estratégicas para construir um cenário de "prevention as a service", a única forma de combater a realidade atual do fraud as a service.
Os pioneiros do Fraud Day comentaram as mudanças que observaram no mercado ao longo dos cinco anos que se passaram desde a primeira edição do evento em um painel que contou com a participação de Andrea Rufino, Head de Marketing LATAM na Prove, Fabiana Eduardo Saenz, Director of Fraud Intelligence no Mercado Livre Brasil, Gilmar Magi, Director of Fraud and Risk LATAM na Pomelo, Henrique Thomas F., Head de Estratégia em Prevenção a Fraudes Transacionais no Grupo OLX, Kauê Cardoso, do MagaluBank, Leandro Garcia, Sócio na 4AXON - Antifraud advisor, Luciana Lello e Luis Zan, Executivo Prevenção a Fraudes PF no PicPay.
Entre as transformações enfatizadas na conversa, se destacam o compartilhamento de dados entre empresas, a multidisciplinaridade nas equipes de prevenção a fraudes, a popularização de novas tecnologias e o foco das empresas no que diz respeito à rentabilidade de serviços e produtos. Esta mudança de prioridades diz muito sobre como se opera e constrói a prevenção de fraudes dentro das empresas atualmente.
Como expandir o e-commerce controlando os riscos de fraude
Garantir a segurança na expansão do e-commerce exige uma abordagem equilibrada entre inovação, monitoramento constante e a implementação de soluções tecnológicas abrangentes.
Compartilhando insights valiosos para auxiliar neste processo, os especialistas Fabyo Cabral, Payments, Risk and Fraud Manager no enjoei, Gustavo Carvalho, Executive Director na Visa, e Pedro Lamim, Product Lead na Stone, se reuniram em um painel moderado por Rogerio Signorini, VP de Produtos e Pré Vendas na Equifax I BoaVista.
Algumas ações que podem auxiliar no controle dos riscos são:
Análise de padrões de comportamento em tempo real;
Implementação de processos de autenticação multifator;
Uso de sistemas de prevenção baseados em risco (RBA);
Monitoramento contínuo de transações;
Classificação de consumidores de acordo com seus perfis e
Monitoramento de contas inativas.
Bastidores do projeto de recuperação de celulares no Piauí
Já imaginou recuperar seu celular após um furto ou roubo? O que parece muito improvável se tornou realidade para centenas de pessoas no Piauí graças às ações da Superintendência de Operações Integradas.
Compartilhando os detalhes e bastidores do projeto de recuperação de celulares no Piauí, que já teve 7 edições, Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, e o delegado Yan Brayner, da Polícia Civil do Piauí, estiveram no palco principal do Fraud Day.
Os representantes apresentaram o Lupa Bot, aplicativo que está presente nos celulares de todos os policiais do estado e possibilita consultas para verificação de restrições nos aparelhos celulares. Além disso, enfatizaram a necessidade de uma mudança de paradigmas e compartilhamento de técnicas e estratégias em cibersegurança e prevenção de fraudes para que operações assim sejam bem sucedidas.
Conexões de confiança no mundo digital: O poder de uma comunidade diversa e transformadora
Qual é esse poder? A Risk Women responde - e prova!
No painel composto por Gislaine Nogueira, da KMV, Izilda Simões, da Izidigitalpay Assessoria, e Luciana Lello, Founder da Risk Women, as especialistas enfatizaram a importância e relevância do propósito de unir, compartilhar e equalizar conhecimento baseado em jornadas reais e apresentaram algumas das muitas conquistas que a união pode proporcionar.
O resultado deste propósito pode ser observado nos números do próprio Fraud Day, que encerra sua edição de 2024 com um público 43% feminino.
A cobertura da 5ª edição do Fraud Day fica por aqui, mas ainda temos muito para compartilhar com você. Acompanhe os próximos conteúdos na Prensa!
Esta cobertura foi uma parceria entre a Prensa e a Prove, que acreditam que o compartilhamento de conhecimentos e informações confiáveis é o melhor caminho para a proteção de empresas e consumidores.