Não Olhe Para Cima
Imagem: Divulgação - via IMDB
'Não olhe para cima' é uma comédia americana que reúne os astros Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Rob Morgan, Jonah Hill, Mark Rylance e outros.
O filme me mostrou que a forma que Lars von Trier tentou passar uma mensagem intelectual de fim de mundo em "Melancolia" fracassou. Simplesmente porque as formas tradicionais de abordagem filosófica não são "midiáticas".
Então, eu gostei muito da fórmula ácida, de ser filosófico debochando de nossa realidade, sendo que outra coisa que o filme aponta nesse sarcasmo, é uma realidade global, uma "cultura" de valores distorcidos que assola todo o planeta.
Assisti em alguns filmes como "Ponto de Mutação" (Mindwalk) de 1990, mensagens semelhantes (que falam de sociedade, política e física) e me impressionou como a simplicidade de Não Olhe para cima é mais impactante - não desprezando as linguagens dos filmes que citei, que abordam nesta mistura toda a distopia que vivemos tendo o fim do mundo apenas como pano de fundo da tragédia que já vivenciamos.
Rir do desprezo à ciência talvez seja o que nos resta, quando é difícil explicar para muitos que ela (a ciência quando direcionada para a qualidade real de vida) só causa prejuízos a políticos mal intencionados, limitados intelectualmente, produzidos pela novas formas de publicidade que ainda não fomos capazes de regulamentar. E a um avanço tecnológico, que parece ter por finalidade substituir as religiões em seu antigo propósito de controle das massas.
Rindo ao assistir o filme, degustamos vários "ismos" que fazem parte do nosso cotidiano: narcisismos, solipsismos, racismos, misoginias e toda superficialidade que o maior vício da atualidade, o das redes sociais, nos faz cultivar.
Eu adoro filmes que, depois de o assistirmos, gastamos mais tempo debatendo sobre ele do que o tempo que gastamos o assistindo, e 'Não olhe para cima' cumpre bem esse papel. As camadas de discussões são infinitas.
Eu, aqui, quando escrevo sobre os filmes, não intenciono dissecar tais camadas de discussão, mas estimular que ela ocorra em cada ambiente, em cada grupo que assiste acontecimentos, histórias, eventos.
Chego a pensar que não há gatilho mais perfeito na atualidade, para debater todo esse caos, do que rir da piada que nos tornamos. Adepta da Maiêutica Socrática que sou, aqui está um filme perfeito para se discutir verdades de forma divertida.
Ficha Técnica: Não Olhe Para Cima (2021)
Título Original: Don’t Look Up
Duração: 145 minutos
Ano produção: 2021
Estreia: 09 de dezembro de 2021
Distribuidora: Netflix
Dirigido por: Adam McKay
Este artigo foi escrito por Erika Pessanha e publicado originalmente em Prensa.li.