Nasce a Prensa, nova plataforma digital
A transformação digital em nossa sociedade fez com que novas soluções emergissem, alterando assim a forma como tarefas são executadas e principalmente, como conteúdos são produzidos e consumidos. Uma das soluções que merece destaque é a plataforma digital. Com um mercado cada vez mais competitivo a produção e o compartilhamento de conteúdo relevante se tornaram uma necessidade.
Para todos os gostos
É a partir da busca pelo conhecimento e aprendizado que nasce a Prensa, plataforma digital voltada para publicação de artigos, notícias e conteúdo multimídia. Suas postagens abrangem diferentes perfis de leitor e autor, isso porque a Prensa apresenta 10 pilares de conteúdo - Economia, Educação, Empreendedorismo, Entretenimento, Esportes, Vida e Estilo, Inovação, Eventos, Tecnologia e Outros - e um total de 94 categorias, garantindo uma ampla segmentação de assuntos para as mais diversas preferências.
Outro ponto significativo da Prensa é como suas publicações são apresentadas dentre os diversos pilares de conteúdos. A comunidade será protagonista na curadoria dos destaques. Serão escolhidos até três curadores no primeiro trimestre para compor a análise e revisão de cada pilar, tornando a análise muito mais humana, mesmo com o poder dos algoritmos.
A plataforma pretende “ transmitir conhecimento, promover networking de qualidade e trazer as empresas para perto das comunidades”, segundo Renato de Stefano, Co-founder da API Connect e CCO da Prensa. Para ele, oferecer um conteúdo de qualidade é umas das principais bandeiras da Prensa. Ademais a plataforma irá permitir que diferentes organizações ou mesmo pessoas engajadas apoiem financeiramente e fomentem o desenvolvimento.
O autor no controle
A Prensa oferece um ambiente colaborativo para a criação de conteúdo, facilitando a exposição de ideias e a interação de autores com seu público. Além disso, “a plataforma é centrada no autor, logo a aderência deste à Prensa possibilita que ele, na condição de dono e criador do conteúdo, tenha total controle das informações compartilhadas com seu público”, de acordo com David Ruiz, Founder da Prensa. Para ele, isso possibilita a construção de um relacionamento mais próximo, tanto para personalização quanto para geração de oportunidades através da comercialização de conteúdo exclusivo como análises, aulas, palestras e workshops.
Uma das principais características da plataforma é seu sistema de assinaturas, no qual a audiência pode tanto apoiar financeiramente a produção de conteúdos exclusivos quanto pagar para ter acesso antecipado a publicações gratuitas. Quem decide é o autor. A partir desse sistema, o autor encontra na Prensa um ecossistema sustentável, ou seja, ao mesmo tempo em que produz conteúdo e se conecta à sua audiência, o autor gera receita.
O que nos torna únicos
O modelo de plataforma Prensa pode ser equiparado a outros já conhecidos e consolidados no mercado como Medium, WordPress e LinkedIn Pulse. Entretanto, a Prensa carrega consigo vantagens sobre as demais. Muitas destas plataformas não disponibilizam por completo informações ao autor sobre sua audiência. Dessa forma, a força da Prensa no que se refere à conexão e interatividade entre autor e seu público é muito maior.
A experiência do público com a Prensa se torna ainda mais interativa graças à organização de eventos online (lives, meet ups) realizada pela equipe da plataforma. O objetivo é aproximar a audiência de especialistas, sanando suas principais dúvidas e aquecendo debates acerca dos assuntos mais relevantes. O resultado é uma comunicação de mão dupla e uma troca de conhecimento bem mais proveitosa.
A Prensa foi feita para os ávidos e inconformados, aqueles que acreditam no real valor de um conteúdo de qualidade. A todos os interessados em integrar a curadoria ou se tornar um autor de nosso autores, basta entrar em contato com David Ruiz pelo e-mail david@prensa.li.
Este artigo foi escrito por Luana Brigo e publicado originalmente em Prensa.li.