NFT: o que é e por que nosso país está de olho nessa tecnologia?
Pelo visto, o Brasil está dando no que falar!
De acordo com o jornal virtual, The News, o Brasil é o segundo país com mais investidores de NFTs, saindo na frente dos Estados Unidos e da China.
É uma tecnologia que está atraindo a atenção de todos, principalmente celebridades, como o Neymar, Madonna e Justin Bieber, que já estão aderindo a inovação e motivando seus seguidores a fazer o mesmo. Loucura, não acha?!
Mas afinal, o que é NFT e por que o Brasil está de olho nessa tecnologia? Para saber mais, os próximos tópicos irão desdobrar um pouco mais sobre o assunto que está tomando conta do ambiente digital.
NFT: uma tecnologia que veio para transformar
NFT é uma sigla do inglês non-fungible token, que significa token não-fungível. Para compreender melhor o que significa o conceito de NFT, vamos conceitualizar as palavras chaves: token e fungível.
Token é um termo bastante conhecido no mundo das criptomoedas ( moeda digital assegurada por criptografia).
Ele é a concepção literal de ativos digitais, que por sua vez, são diversos recursos encontrados nas redes: imagens, sites, vídeos, softwares, etc, que possuem uma formatação em código próprio que garante o direito a uso daquele item.
Ou seja, se você possui um token de um determinado produto, você possui o direito sobre ele ( exemplo: imagine o token como um registro de posse de uma casa).
A palavra fungível, em seu sentido literal, vai designar algo que pode ser substituído por outra coisa da mesma essência ( exemplo: trocar uma nota de 10 reais por duas notas de 5 reais, independente da troca, ainda sim é dinheiro).
Neste caso, o NFT não é fungível, o que significa que não pode ser substituído pois possui características exclusivas e próprias em sua composição.
Portanto, NFT é, baseado na definição das palavras que compõem a sigla, uma tecnologia formada por um ativo digital com exclusividade.
Para melhor conceituar, ele funciona como uma espécie de certificado que garante a propriedade de algum produto digital, posse esta que pode ser vista para confirmar a veracidade, porém, não pode ser alterada por ninguém, mantendo sua originalidade e se tornando insubstituível.
Deste modo, quaisquer trabalhos realizados no mundo virtual adquirem a possibilidade de serem marcados por um enorme e justo valor devido seu formato exclusivo e único.
Para obter uma NFT de algum item digital, é preciso se cadastrar em uma plataforma, possuir uma quantia em criptomoedas e comprar o NFT desejado. A título de exemplo de plataforma para compra de NFT, a Open Sea, empresa americana especializada em tokens não-fungíveis. Incrível, não é?!
Mas, por que investir nessa tecnologia?
Em entrevista para a Cryptoid, o CEO da BeYou Education, Ricardo Souza, afirma que, assim como as obras de arte mais conhecidas na contemporaneidade, as NFTs são itens muito singulares e valiosos, de custo intangível e feitas por meio de uma blockchain, um sistema que protege contra possíveis ataques.
O especialista ainda diz ao blog que as NFTs são o futuro da economia digital e com alta possibilidade de lucro:
“É algo novo, mas que já está em uma escala mundial, não possui barreiras e nem impostos. Basta lembrarmos do surgimento das criptomoedas para entender o porquê tanta gente vem investindo nesses tokens. Quem investiu logo no surgimento das criptos obteve um retorno financeiro que você não consegue na poupança ou na bolsa de valores”.
Em solo brasileiro, as NFTs estão ganhando força entre os usuários do meio digital. Isso se deve por conta dos influencers digitais compartilharem a inovação tecnológica com os seguidores. Estima - se que 40% das compras feitas pelos brasileiros foram feitas graças à orientação de figuras públicas na internet, por isso, a grande onda de NFTs.
Outro motivo para a grande aquisição de NFTs em nosso país foi a ascensão dos jogos em blockchain em formato play-to-earn. Neste estilo de jogo o jogador ganha um valor estipulado em criptomoedas ou NFTs, ganhos estes que são gerados por apenas jogar.
Pelo visto, as NFTs não pretendem parar de crescer em nosso país. Isso é o resultado da crescente onda tecnológica que está se formando e atingindo diversos países, incluindo o nosso. O que nos resta é aguardar os próximos passos que esta nova tecnologia pretende dar em nossa esfera social.
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.