NFT para leigos: o que é, e como funciona na prática?
O metaverso está cada dia mais entre nós e muito se fala de NFTs, mas você sabe o que isso significa e como funcionam?
NFT nada mais é que um token não fungível. Entende-se como token, uma espécie de código; e, bom, "não fungível" é algo único e insubstituível.
E para um melhor entendimento disso tudo, pense em alguma obra de arte, neste caso usarei a pintura de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, que só existe uma única no mundo certo?! Os chamados NFTs nada mais são que ativos digitais que remetem ou representam coisas que podem ser uma arte, videos, músicas, cartões comerciais, GIFs, avatares e até memes.
Hoje em dia, criadores de conteúdo estão utilizando NFTs para ter mais domínio sobre seus trabalhos, seja no relacionamento com sua comunidade de fãs/seguidores como também em como podem monetizar-se. Acredita-se que no futuro, a tecnologia de tokens não fungíveis será fundamental na forma como as pessoas movimentarão o mercado de objetos e experiências virtuais.
A Meta, empresa detentora de marcas como Facebook, Whatsapp e Instagram, anunciou recentemente um recurso em suas plataformas que permite aos criadores, mostrarem seus colecionáveis de NFTs.
Se o NFT é algo digital, o que me impede de printar a tela ou baixar a imagem?
E a resposta é bem simples, assim como uma obra de arte, você pode tirar uma foto, baixar fotos da mesma, mas você não será o detentor da arte origital, ou seja, simplesmente não é proprietário dela. Com um NFT é da mesma forma.
Lembra dos Tokens? Neste caso, esses códigos únicos, servem como assinaturas que verificam a autenticidade de cada NFT, o que os tornam insubstituíveis, exclusivos e únicos. Os tokens também permitem a verificação de todas as informações e detalhes referentes ao NFT, como quem o fez, quem o possuí, quem fez a venda, valores e afins.
O que eu preciso fazer para criar um NFT?
O processo de criação de um NFT é denominada "cunhagem", ou seja, quando um item digital é cunheado, um novo NFT é gerado e posteriormente armazenado em um blockchain.
Blockchain, nada mais é que uma tecnologia que serve para registrar que você é o proprietário daquele token em um banco de dados púbico, e sim, qualquer pessoa pode ver. Esse registro serve assegurar de que você irá receber pelos royalties independente de quantas vezes aquele NFT seja vendido ou quem esteja com sua posse.
Entendido isso, vamos ao passo a passo para a "cunhagem":
1- Para iniciar, escolha um item digital que seja exclusivo, ele pode ser uma arte, uma música, um meme, etc; que você pretende vender.
2 - Escolha sua tecnologia blockchain de preferência.
3 - Configure/adicione a sua carteira digital.
4 - Escolha o marketplace/mercado de NFT de sua preferência.
5 - Carregue seu arquivo dentro do marketplace para então, cunhar o seu NFT.
6 - Prontinho! Agora você pode comercializar o seu NFT pelo preço que desejar, disponibilizar para leilão ou até mesmo doá-lo.
Os NFTs assim como um ativo físico, pode lhe proporcionar diversas possibilidades e oportunidades de uso.
Como faz para comprar um NFT?
A maior parte das compras de NFTs são realizadas através de criptomedas, mas dependendo de onde for adquirir, também é possível usar um cartão de crédito ou débito.
O processo de compra exige que o interessado possua uma carteira digital de criptomoedas, nesse caso recomendo a Coinbase Wallet por ser uma das mais famosas e também por permitir a compra de Crypto via cartão.
No Instagram em breve será possível efetuar compras e vendas de NFT, a plataforma está testando com um número seleto de criadores a função para exibir seus colecionáveis no perfil.
NFTs podem ser muito valiosos quanto um ativo físico
Assim como muito item raro vai á leilão no mundo físico, alguns NFTs podem ser altamente valiosos e raros. Ao serem comercializados em um marketplace, existe um processo como o de leilão e o preço final do NFT é definido de acordo com magnitude de demanda existente por ele.
Assim como qualquer nova tecnologia, os NFTs podem apresentar riscos e desafios ao longo do seu desenvolvimento no mercado, mas precisamos nos atentar pois a tecnologia é um grande aspecto de potencial econômico e também item fundamental para o desenvolvimento do metaverso, que vem cada dia mais e mais ganhando o mercado.
Estima-se que na próxima década, o metaverso atinja cerca de um bilhão de pessoas e movimente centenas de bilhares de dólares com o comercialização de ativos digitais, assim como proporcione milhares de novos empregos.
Diversas empresas já estão se adaptando a nova realidade digital por meio do metaverso e também desenvolvendo seus próprios NFTs para comercialização. E você já está preparado para essas mudanças?
Este artigo foi escrito por Gabriel Nascimento e publicado originalmente em Prensa.li.