Nikola Tesla, o gênio que previu o futuro
Nascido no antigo Império Austro-Húngaro – atualmente conhecido como Croácia – em 1856. Reza a lenda que o cientista nasceu durante uma tempestade de raios. Seu primeiro contato com a eletricidade foi na Universidade de Praga, onde estudou engenharia elétrica, abandonando o curso posteriormente. Um homem solitário, que escolheu o celibato pois acreditava que era proveitoso as suas ambições e capacidades científicas.
Possuía memória fotográfica, podia decorar livros lendo-os apenas uma única vez. Acreditava-se que Tesla tinha uma condição singular que o fazia enxergar clarões e alucinações que o inspiravam a ter ideias. Ele podia até mesmo enxergar uma invenção pronta, através dessas alucinações, antes mesmo de passá-las para o papel.
O físico possuía transtorno obsessivo compulsivo, insônia – dormia apenas duas horas por noite –, obcecado pelo número 3 e tinha uma estranha fixação por pombos. Além de outras manias e fobias, como por exemplo misofobia, ou seja, pavor de germes e bactérias. Tesla também era poliglota e falava oito idiomas com fluência: sérvio, checo, latim, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês.
Apesar de sua grande importância, sua fama foi abafada por outro cientista muito conhecido e também seu rival, Thomas Edison. Ambos entraram em uma batalha que ficou conhecida como “Guerra das Correntes”. Edison defendia as correntes contínuas, enquanto Tesla sustentava sua teoria sobre correntes alternadas.
Embora Thomas Edison não concordasse com ele, hoje o modelo de Tesla é o mais utilizado e o mais eficiente para transmitir energia a grandes distâncias. Ainda assim, Edison ficou conhecido como o “pai da ciência” e Tesla foi taxado como o “cientista louco”.
Apesar de tudo, suas contribuições continuam sendo muito valiosas para a ciência. Além de suas grandes invenções, o gênio Nikola Tesla previu o futuro que hoje conhecemos como nossa realidade. Confira a seguir algumas dessas previsões que se concretizaram um século depois:
1 - Wifi
Se comunicar por mensagens de código morse através do Atlântico era uma das maiores tecnologias na época, no entanto Tesla quis ir mais longe. Ele sabia que um dia seria possível transmitir dados como sinais eletrônicos, documentos, arquivos, música e vídeos ao redor do mundo usando uma tecnologia sem fio, ainda não inventada. Hoje chamamos de Wifi.
2 - Smartphones
Em 1926, Tesla concedeu uma entrevista à revista americana Colliers. Ele revelou uma ideia futurista que apelidou de “tecnologia de bolso”. O cientista vislumbrou uma tecnologia que seria capaz de transmitir imagens, música e vídeos para todo mundo.
“Poderíamos presenciar e escutar eventos como se estivéssemos neles” explicou Tesla. O físico só não pôde prever como o celular se tornaria um aparelho tão importante para a sociedade.
3 - Avião comercial
Tesla também idealizou grandes aeronaves não militares de alta velocidade, capazes de rodar o mundo em voos comerciais entre países, levando muitos passageiros.
O inventor afirmou ainda que seria possível viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas, o que chocou a todos na época e o tiveram como louco.
Mais uma vez Tesla acertou, exceto os aviões elétricos, também vislumbrados por ele. Porém a ideia de aeronaves voarem sem combustíveis não parece estar num futuro muito distante.
4 - Drones
Em 1898, Nikola Tesla apresentou um equipamento autômato, sem fios e controlado de forma remota. Tesla chocou o mundo com sua invenção que funcionava sem a necessidade de fios e pela sua engenharia avançada. Curiosamente as pessoas acreditavam que um pequeno macaco controlava o sistema dentro do objeto.
Posteriormente a comunicação sem fio e a robótica se desenvolveram a tal ponto que surgiram dispositivos como o drone. Tesla acreditava que os aparelhos controlados remotamente ocupariam um lugar muito importante para os humanos, o que se parece muito com nossa atual realidade.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.