Novo Google Glass permitirá traduções do mundo aberto em tempo real
No primeiro dia da Google I/O em 2022 – a conferência anual de programadores organizada pela multinacional –, fomos apresentados a diversas novidades, desde atualizações em seus serviços e tecnologias até novos dispositivos.
No entanto, entre todas as inovações, o sucessor do Google Glass foi o que mais se destacou. Parece até que a invenção saiu diretamente da série de ficção científica “Black Mirror”.
O óculos possui um computador embutido, e apesar de essa não ter sido a primeira tentativa de implementar algo assim, com certeza foi uma das mais bem sucedidas até agora.
O antecessor do acessório foi lançado uma década atrás, o Google Glass. Na época, o dispositivo passava um ar de filme futurista por conta de sua aparência de capacete, que filmava tudo o que o usuário via.
Além do design horrível, havia muitas preocupações com a privacidade e segurança.
A nova versão apresentada ainda não recebeu um nome definido, mas já podemos notar uma implementação inúmeras vezes melhor comparado ao anterior.
O produto em si é mais discreto, além de sua tecnologia ser muito mais utilizável.
O sucessor do Google Glass tem abordagem precisa para um objetivo específico
A gigante dos ads tem investido pesado durante anos na grande inovação chamada Realidade Aumentada (AR), e a nova versão dos óculos vem se apoiando em seus avanços.
A empresa demonstrou o uso de sua ferramenta de tradução, o Google Translate, em seu novo dispositivo.
Também será possível utilizá-lo com o Google Maps e outros serviços. A ideia é unir o mundo real ao mundo digital da empresa.
“Estamos trabalhando em tecnologia que nos permite quebrar as barreiras linguísticas, levando anos de pesquisa no Google Tradutor e trazendo isso para os óculos”, declarou o diretor de gerenciamento de produtos do Google, Eddie Chung.
A apresentação do novo Google Glass
Em 2012, a empresa foi mais ousada na apresentação do antecessor de sua invenção.
A gigante coordenou um salto de paraquedas onde os paraquedistas transmitiam toda a ação através do antigo Google Glass.
Dessa vez, a empresa optou pela simplicidade, resultando em uma apresentação comovente da praticidade dos óculos.
Imagem: Google
No vídeo, disponível no Youtube, vemos uma prévia do novo “Google Glass” demonstrando traduções simultâneas de conversas entre pessoas de diferentes línguas, e até mesmo com deficiência auditiva.
O vídeo simula como seria a visão do usuário com os óculos. Enquanto a outra pessoa fala, é possível ler as palavras traduzidas diretamente nas lentes ao mesmo tempo.
“O idioma é fundamental para se conectar com o outro. No entanto, compreender alguém que fala uma língua diferente, ou tentar acompanhar uma conversa se você é surdo, ou não consegue escutar direito, pode ser realmente desafiador,” disse o CEO Sundar Pichai.
"Vamos ver o que acontece quando pegamos nossos avanços em tradução e transcrição e os entregamos em sua linha de visão em um de nossos primeiros protótipos.”
Apesar de parecer incrível, o Google não está prometendo que o produto chegará ao mercado tão cedo.
A exibição do dispositivo no primeiro dia da conferência foi uma maneira de avaliar o interesse em um produto que ainda não está pronto.
Contudo, a nova tecnologia, sem dúvida, conseguiu chamar a atenção e instigar o público.
Mesmo sendo apenas um protótipo por enquanto, a prévia do produto parece ser muito promissora.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.