Novos negócios: erros que você não pode cometer
Empreender é algo que exige bastante determinação e disciplina, além de muito foco em gestão de projetos. Quando se trata de novos negócios, as pessoas precisam estar atentas aos erros a serem evitados para conseguir alcançar sucesso na empresa.
No artigo de hoje serão mostrados alguns desses erros que o empreendedor não pode cometer, apresentadas as possíveis consequências e como evitar esses equívocos.
1. Não conhecer o mercado
É certo que não tem como abrir um novo negócio sem fazer pesquisas sobre a área de atuação do empreendimento. Quando se pensa em abrir uma empresa é preciso ter domínio sobre o que pretende trabalhar, elaborar muito bem o que realmente vai fazer, como será o procedimento e seu posicionamento diante dos concorrentes. Do contrário, a empresa tem tudo para não se destacar no mercado e não ser competitiva.
Para fazer uma análise da concorrência é preciso conhecer a fundo sobre os competidores. Para isso, deve-se procurar saber, de forma detalhada, seus pontos fortes e fracos, o que os consumidores falam deles, como é realizada a pós-venda, como é a logística de entrega dos produtos, como é sua estratégia de marketing e como eles buscam inovar.
2. Não planejar o marketing
Uma das principais ações para ter sucesso em novos negócios é investir em um eficiente planejamento de marketing. A empresa que não divulga seus produtos e serviços de forma eficiente não consegue alcançar prováveis clientes e não prospera.
Uma estratégia que está sendo muito utilizada é a do marketing digital. Utilizar marketing de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing são formas de investir na divulgação da empresa sem gastar muita verba.
Mas sempre deve-se ter em mente que as estratégias de marketing são diferentes para cada tipo de público. Pode ser que seu consumidor não seja muito digital, então procure investir em divulgações mais tradicionais, como anúncios em rádios, TV’s e até mesmo a panfletagem.
3. Não conhecer o público para novos negócios
Ter uma carreira próspera como empreendedor tem a ver com o conhecimento de seu cliente potencial. Para cada nicho de mercado, existe um tipo de pessoa que vai aderir e se tornar consumidora de seu produto ou serviço.
Mas muitos empreendedores pretendem abrir um novo negócio sem conhecer esse consumidor, atirando suas estratégias de marketing para todos os lados. Dessa forma, não têm os resultados esperados, pois não há uma comunicação efetiva e específica para o perfil de seu cliente.
Por essa razão, procure saber o que essa pessoa procura, do que ela gosta, quais as épocas que mais compra. E realize sua estratégia de marketing de acordo com seu público definido.
4. Não ter um plano de negócios
Para colocar uma ideia de empreendimento em prática, primeiramente é preciso fazer um plano de negócios. Porém, existem futuros empresários que não consideram esse planejamento importante e acabam tendo expectativas muito diferentes da realidade.
Esse plano é um documento que consta um passo a passo do que deve ser realizado para chegar à etapa final, que é o funcionamento do negócio.
O planejamento precisa detalhar todas a ações que serão realizadas e estabelecer os prazos para cada etapa do projeto. O plano de negócios precisa ser simples e objetivo, porém eficaz na obtenção das metas estabelecidas.
5. Não ter um planejamento financeiro
Um erro grave na abertura de novos negócios é o de deixar o planejamento financeiro de lado. Quando não há noção das receitas e despesas, o empreendedor acaba comprometendo o fluxo de caixa e pode transformar os lucros em prejuízos para a empresa.
Por isso é relevante fazer uma gestão financeira do negócio, para que seja possível controlar de forma eficiente e detalhada as receitas, despesas, investimentos, taxas e tributos.
Assim é possível fazer um planejamento e seguir adiante com o empreendimento de maneira mais prudente em termos de finanças.
A abertura de novos negócios exige bastante pesquisa, conhecimento, determinação e cuidado para não cometer falhas que podem prejudicar seu sucesso. Esses cinco alertas colocados aqui servem para orientar sobre os maiores erros a evitar.
Este artigo foi escrito por Silvana Bárbara G. da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.