O Coworking é o futuro do trabalho
O coworking é um estilo de trabalho que envolve um ambiente de trabalho onde os recursos são compartilhados. O espaço comporta empreendedores, profissionais e empresas de áreas diferentes.
Esse modelo tem diversos diferenciais, como incentivar a produtividade, a redução de custos, facilidade de fazer networking e a localização estratégica.
De fato, o fenômeno do coworking acontece em todo o mundo e cria uma força de trabalho que abrange a “Geração X” de 30 a 40 e poucos anos, a “Geração Y” de 20 a 30 anos e os mais novos conhecidos como "Geração Z".
Em outras palavras, não se trata mais de idade ou localização, trata-se da paisagem mutável do emprego, impulsionada pela nova tecnologia de trabalho remoto e pelo surgimento de uma nova geração de espaços de coworking, que vão além de oferecer uma conexão wi-fi e salas privativas.
Uma quantidade crescente de empresas e profissionais que desejam deixar o home office (nem que seja alguns dias da semana) buscam uma alternativa.
Dessa forma, experimentam benefícios intangíveis, como contribuir para uma comunidade de profissionais e fazer parte de um propósito significativo.
Isso atrai um tipo diferente de personalidade: aquele que está mais aberto à satisfação proporcionada pelo trabalho e pelo sentimento de liberdade de podar trabalhar em um ambiente onde há trocas de experiências.
Ambientes como um coworking promovem ideias inovadoras e criam dinâmicas desenvolvidas em um ambiente colaborativo e de aprendizagem contínua.
Oportunidades de networking
Se você já esteve em um espaço de coworking deve ter notado que, ao contrário de um típico escritório, os coworkers geralmente começam a formar conexões e relacionamentos que de outra forma poderiam não ter ocorrido.
Por exemplo, um programador ou artista gráfico, conecta-se com um profissional de marketing digital de uma agência pode ser a diferença entre um ótimo serviço, produto desconhecido ou aquele que venderá muito.
Da mesma forma, caso você seja introvertido, um dos outros benefícios do coworking é que muitos desses espaços colaborativos oferecem workshops regulares onde você pode exercitar o networking e aprender qualquer coisa.
Nestas oportunidades, você poderá participar de aulas sobre marketing pessoal, como trabalhar com as redes sociais ou fundamentos de empreendedorismo.
Ao invés de precisar encontrar algum curso on-line aleatório ou especialista externo, estará no ponto zero entre algumas das mentes mais criativas e empreendedoras em um ambiente que o prepara para o sucesso.
Embora haja outras maneiras de conhecer pessoas que pensam como você e compartilhar conhecimentos, estar em um ambiente com outros coworkers pode fazer toda a diferença no mundo.
Como comparar o custo de coworking
Não há uma resposta fácil sobre como encontrar e escolher um espaço de coworking, pois isso depende do que é mais importante para você e o seu estilo de trabalho.
Alguns dos fatores que muitas pessoas consideram para escolher o coworking ideal são: custo mensal, comodidades, largura de banda da Internet, seminários de treinamento, eventos de networking, impressora, salas de conferência, endereço postal, planos flexíveis, código de acesso privado etc.
O investimento varia conforme a localidade e o plano escolhido (meio expediente ou tempo integral).
Na maioria das grandes cidades existem dezenas de instalações de coworking para escolher, então você precisa considerar o seu dia de trabalho e o seu orçamento antes de tomar a decisão.
A velocidade e a confiabilidade da Internet são essenciais para ter uma reunião bem-sucedida. Por isso, deve oferecer uma conexão estável para manter suas chamadas de vídeo no Google Meet, Zoom ou WhatsApp durante suas apresentações e reuniões.
Alguns aspectos são difíceis de colocar um preço, pois existem valores intangíveis que somente podem ser notados por quem vive a experiência de trabalhar em um coworking.
Exemplos destes podem ser o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, inspiração, felicidade, até mesmo o contato humano, sendo um ponto de dor crescente com muitos nômades e empreendedores digitais.
Assim, reflita se este é o melhor momento para você deixar o escritório tradicional ou o home office para trabalhar num ambiente colaborativo.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.