O Eddie Pode Voltar Pra Stranger Things?
A quarta temporada de Stranger Things, além de ser um sucesso absoluto, trouxe o novo queridinho do público Eddie Munson. Porém, a alegria de seus fãs logo se tornou tristeza com sua heroica morte no último episódio. Mas, seria possível um retorno de Eddie para o fim da série?
Lembrete
É preciso manter em mente que o Eddie morreu sendo inimigo público número 1 da cidade, com todos acreditando que ele era um assassino em série. Logo, a possibilidade de um final feliz para o personagem são bem remotas, caso ele volte a série. Então, a possibilidade de um retorno ainda parece muito baixa, devido a tudo que aconteceu com ele durante a quarta temporada.
Eddie é 10.
A volta de Eddie pode ser possível se pensarmos em três probabilidades. A primeira é se Eddie for, na verdade, o número 10.
Logo no primeiro episódio durante sua conversa com Chrissy, Eddie diz entender que a garota não o reconheceu prontamente desde a primeira vez que se viram, já que ele tinha o cabelo raspado e não tinha tatuagens. Essas duas características são toda a base dessa teoria.
11 é conhecida por ter seu cabelo raspado desde a primeira temporada e, conforme é mostrado ao longo da narrativa, todas as crianças que faziam parte desse experimento no laboratório de Hawkings também possuíam essa característica. É um pouco aleatório demais que essa fala de Eddie esteja inserida em uma conversa casual logo no começo de sua aparição, sendo que ter a cabeça raspada é algo tão emblemático para a série.
O segundo ponto que sustenta essa tese é a questão das tatuagens. Eddie tem visivelmente muitas tatuagens. Logo, ter uma tatuagem de número no pulso não seria tão notavelmente estranho dado a todo o seu visual. Porém, o intrigante é que, logo no local que ficaria sua tatuagem de número caso a tivesse, Eddie usa um relógio 100% do tempo que aparece.
Por fim, o terceiro ponto é que ninguém viu o número 10 morrer de fato. Quando Peter ataca e mata todo mundo no laboratório, 10 está em uma sala somente com o Papa. É sabido logo em seguida que Papa recebeu um golpe forte da porta, mas sobreviveu. Mas, ao checar o número 10, não mostra se ele está morto com os olhos queimados iguais ao de todo o resto que morreu.
Logo, a teoria é que o número 10 sobreviveu, mas, assim como a 11, perdeu seus poderes, não tendo mais função para os experimentos no laboratório. Assim, ele pode ter tido sua memória apagada ou a perdido, e foi devolvido a sua família em Hawkings, se tornando o Eddie que conhecemos.
E isso pode fazer com que ele sobreviva pois, ao entrar em contato com as coisas do Mundo Invertido, isso se torna um choque para sua memória, e seus poderes podem salvar a sua vida.
D&D
A segunda possibilidade para o retorno de Eddie é ele se tornar o paralelo do personagem de Dungeons & Dragons que tem vital importância para derrotar o Vecna.
Boa parte da série constrói paralelos do jogo Dungeons & Dragons para explicar coisas de seu universo narrativo, principalmente em relação ao mundo invertido. Todos os vilões foram nomeados de acordo com o inimigo que eles precisavam derrotar dentro do jogo.
Com o Vecna, não foi diferente. O clube Hellfire aparece jogando “O Culto de Vecna” mestrado pelo próprio Eddie. Quando o vilão aparece, Dustin questiona indignado como ele estava no jogo se havia sido derrotado pelo Kas.
Kas é um personagem de D&D cuja história diz que ele era um braço direito de Vecna que se tornou um vampiro e, em determinado momento, se virou contra o Vecna e cortou a mão do vilão com sua espada.
E aí entra o enredo de Dungens & Dragons dentro de Stranger Things, novamente. Eddie morreu pelo ataque dos morcegos de Vecna no mundo invertido. Esse é o fator que poderia torná-lo Kas, já que ele é um vampiro. E, um pouco antes de entrarem lá para colocar o plano contra o Vecna em ação, Eddie brinca com Dustin segurando uma espada e um escudo, as armas de Kas.
A teoria é que, ao morrer para os morcegos, Eddie se torne uma espécie de vampiro no mundo invertido, ao qual Vecna tentará utilizar para seus fins malignos, mas que será um dos grandes responsáveis pela sua derrota.
Ressuscitado.
A última possibilidade não é muito feliz.
Todos sabem que Vecna está enfraquecido, mas não está morto. Ele irá precisar reconstruir seu exército no mundo invertido para conseguir derrotar Eleven e seus aliados. E, para que isso aconteça, ele pode querer reviver o que está morto no mundo invertido.
Isso levanta a tese de um possível ataque zumbi de tudo que está morto tanto no mundo invertido, quanto na realidade. E, em uma tentativa de desestabilizar o grupo, Eddie é trazido de volta como zumbi, inicialmente para atacar todo mundo e com a possibilidade de retomar a consciência.
Essa teoria se embasa um pouco mais em históricos de produção, já que a série se ambienta nos anos 80 e é uma década onde os filmes de zumbi estavam no auge e a série ainda não adaptou ou fez menções a essa categoria do cinema de terror.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.