O equilíbrio entre técnica e visão de negócios
Saiba como a Uber Para Empresas impacta carreiras e negócios com tecnologia e inovação.
Como transformar conhecimento técnico em impacto real para negócios? Essa é uma pergunta que guiou boa parte da trajetória de Leandro Justino — e que hoje move muitos profissionais de tecnologia. Depois de iniciar sua carreira na governança de TI e migrar para a gestão de projetos, Leandro rapidamente percebeu que queria ir além da operação: queria construir soluções que conectassem tecnologia e valor para os clientes.
Atualmente, ele é Engenheiro de Soluções na Uber para Empresas, onde lidera iniciativas que ajudam organizações a automatizar processos e gerar resultados com APIs. Desde que entrou na companhia, viu a área crescer de uma atuação individual para uma estrutura que projeta seis profissionais dedicados até o fim de 2025. Além da Uber, Leandro também integra a PUC Angels, apoiando startups e fomentando conexões estratégicas entre inovação, tecnologia e mercado.
Os desafios e oportunidades das APIs na América Latina
Durante o APICON 2025, realizado no dia 1º de abril de 2025 em São Paulo, Leandro compartilhou sua visão sobre o cenário de APIs na América Latina. Segundo ele, o Brasil se destaca globalmente no uso de APIs, mas ainda enfrenta desafios na compreensão e aplicação estratégica dessas tecnologias.
Um dos principais pontos mencionados foi a dificuldade que muitas empresas ainda têm em transformar APIs em soluções práticas e produtivas para seus serviços. Nesse contexto, o trabalho do engenheiro de soluções é essencial: traduzir as necessidades de negócio para aplicações técnicas viáveis.
Como equilibrar conhecimento técnico e visão de negócios?
Leandro enfatizou a importância dos profissionais que conseguem transitar entre os universos técnico e comercial. Em seu dia a dia, ele atua como uma ponte entre áreas técnicas e equipes de negócios, facilitando a criação de projetos que gerem valor real para os clientes. Ter domínio técnico, aliado à habilidade de comunicação, é hoje um diferencial decisivo em projetos de inovação.
Entre as tendências mapeadas, Leandro destacou o avanço do uso de inteligência artificial integrada a APIs. A busca por soluções inteligentes para aprimorar produtos e serviços já está moldando o futuro dos negócios. Ele também apontou a consolidação do padrão REST API em formato JSON como caminho para aumentar a eficiência na comunicação entre diferentes sistemas.
No apoio a startups, Leandro observou que muitos empreendedores ainda subestimam a disponibilidade de tecnologias acessíveis e a importância do networking para acelerar seu desenvolvimento. Ele defende que explorar ferramentas gratuitas, buscar conhecimento ativamente e construir redes de relacionamento com profissionais mais experientes são estratégias que fazem a diferença para quem quer crescer no ecossistema de inovação.
Conectividade, automação e retorno: os temas que marcaram a participação da Uber no APICON
"Uma das coisas mais importantes de palestrar aqui no APICON é em relação ao público que a gente alcança. São pessoas mais técnicas, que têm um conhecimento mais específico de API e conseguem entender como o nosso produto pode viabilizar novos negócios e ser simples de integrar." — Leandro Justino em entrevista à Prensa
Após sua palestra no APICON 2025, Leandro Justino conversou com a Prensa sobre os principais temas que apresentou ao público. No painel, destacou três pontos centrais: como a Uber utiliza APIs para automatizar e simplificar a vida dos clientes corporativos, a importância da curadoria de informações acessíveis via API e o retorno sobre investimento proporcionado pela integração de soluções, com redução de custos e maior impacto operacional.
"Os clientes não vão precisar aplicar muito dinheiro, apenas as corridas que muitas vezes eles já fazem ou já oferecem para os seus clientes, porém com um custo muito menor e com impacto maior, também."
Em entrevista, ele também comentou sobre a importância de eventos como o APICON para o ecossistema de negócios e tecnologia. Segundo Leandro, encontros como este são fundamentais para acompanhar as tendências — como a evolução da inteligência artificial e a crescente preocupação com segurança e privacidade de dados, além de fortalecer as conexões com profissionais que compartilham a mesma visão de futuro para o setor.
"Manter-se conectado e atualizado com o mercado é de suma importância, e as conexões que a gente faz aqui dentro do evento, com pessoas incríveis em posições estratégicas, impactam na qualidade dos nossos serviços."
Essa foi a sua Prensa Tech de hoje! Até a próxima!