O Espetacular Homem-Aranha de Andrew Garfield
Imagem: Sony Pictures
Imagine a cena: você é ator e seu herói preferido é o Homem-Aranha. Agora pense como seria interpretar esse herói no cinema. Esse sortudo é Andrew Garfield, que chegou a chorar ao vestir o collant azul e vermelho pela primeira vez.
Após diferenças de opiniões, a Sony e Marvel decidiram não prosseguir com o diretor Sam Raimi e a dupla Tobey Maguire e Kirsten Dunst nos filmes seguintes do Aranha. Assim, a saga de um dos mais adorados super-heróis dos quadrinhos foi reiniciada.
Em 2012, estreava O Espetacular Homem-Aranha nas telonas do mundo inteiro. Com Garfield no papel de Peter Parker/Homem-Aranha, Martin Sheen como o tio Ben e Sally Field como a tia May.
E quanto a Mary Jane? Nessa versão, a ruivinha ficou de fora. Quem rouba o coração de Peter é Gwen Stacy (Emma Stone), seu primeiro amor. E, há quem diga, que Gwen é o verdadeiro amor do jovem aracnídeo. O que é uma grande mudança para os fãs - que não acompanham os quadrinhos – se acostumarem.
Emma Stone como Gwen Satcy | Imagem: Divulgação
Mesmo sem ter um momento marcante como o beijo na chuva de Mary Jane e Homem-Aranha, Peter e Gwen demonstraram ter muito mais química, e formaram um casal bastante divertido. Inclusive, os intérpretes Andrew e Emma namoraram por 3 anos, o que faz total sentido quando os vemos em cena.
A origem do Homem-Aranha – de novo
Quando ficou decidido que a saga seria reiniciada após “Homem-Aranha 3”, ela foi realmente reiniciada. Levou os fãs de volta para o início de tudo, com Peter sendo mordido por uma aranha geneticamente modificada.
Mas existem muitas diferenças entre o Homem-Aranha de Sam Raimi e o de Marc Webb, diretor escolhido para dar continuidade à saga do herói. Apesar dos dois filmes de Webb serem considerados por alguns como melhores do que a trilogia original, muitos fãs desaprovaram a versão um pouco controversa.
Andrew Garfield é um Peter Park nerd, mas descolado. | Imagem: Sony Pictures
A história é a mesma, mas as atuações e efeitos especiais destacam “O Espetacular Homem-Aranha” - não por ser melhor ou pior do que seus antecessores, mas apenas por ser diferente.
O Peter de Andrew Garfield é menos nerd do que foi apresentado antes com Maguire, e mais angustiado. Ao longo dos dois filmes, aprendemos sobre o passado de seus pais. Isso dá aos fãs uma justificativa para o repentino “abandono” dos Parkers.
Algo a mais para se notar é o humor irônico e sagaz do Homem-Aranha de Andrew que é, definitivamente, muito mais aparente do que o senso de humor de Maguire. Andrew Garfield mostra estar à vontade no papel e faz o Aranha ser mais divertido e cativante.
Peter ainda é apaixonado por fotografia, mas também anda de skate. | Imagem: Marvel
Novos vilões e tom sombrio
Nada de Duende Verde, Dr. Octopus e Venom. O grande vilão do primeiro filme de Web e Garfield é o Lagarto/Dr. Curt Connors (Rhys Ifans). Já no segundo filme, temos Jamie Foxx como o Electro. E, é só no final, que temos uma breve – mas importantíssima - aparição do jovem Harry Osborn (Dane DeHaan) como Duende Verde.
Mas o que, de fato, distingue Homem-Aranha de Webb da trilogia de Raimi é o tom sombrio e, por vezes, mais maduro, que envolve os personagens e a trama dos dois filmes como um todo.
Imagem: Sony Pictures
Peter ainda é um estudante e se forma apenas no segundo filme, mas se diferencia muito do que já conhecíamos do personagem - antes mais desengonçado, bobo e ingênuo. O que, considerando seu histórico com os pais, faz muito mais sentido.
De qualquer forma, a escolha não foi muito bem aceita, já que os fãs esperavam ver algo mais “colorido” em um filme do amigão da vizinhança. O tom sombrio pode ficar para o Batman.
Infelizmente, não tivemos a oportunidade de ver o que mais Andrew Garfield poderia fazer como Homem-Aranha, já que a Sony, junto à Marvel, decidiu reiniciar a história – de novo – para melhor acomodar o personagem no UCM.
Quem é o melhor Homem-Aranha?
Com a nova trilogia do herói, inserida no Universo Cinematográfico da Marvel, com o adorado Tom Holland no papel de Peter, pode-se debater quem é o melhor Homem-Aranha. Afinal, temos três.
Aqui, eu deixo a minha opinião. Tobey Maguire representou um ótimo Peter Parker, mas Andrew Garfield foi um excelente Homem-Aranha.
E Tom Holland? Eu diria que ele é a combinação perfeita dos dois. E acredito que, sem seus antecessores, o tamanho sucesso do novo Homem-Aranha seria muito mais difícil de conquistar.
Mas, na verdade, não é preciso escolher. Os fãs de Homem-Aranha são privilegiados por terem tantas adaptações bem-sucedidas para o cinema.
Falta bem pouco para a muito aguardada estreia de mais um filme para a conta do Aranha, o que nos deixa com o total de 8 adaptações do herói. Portanto, não precisamos discutir sobre quem é o melhor. Tem Homem-Aranha para todos os gostos.
Onde assistir:
O Espetacular Homem-Aranha – HBO Max
O Espetacular Homem-Aranha 2 - Now