O Fim de Supernatural foi ruim para todo mundo
Supernatural é uma série de terror dramático que ganhou muita popularidade no Brasil no meio da década de 2000 e se manteve com grande audiência até seu fim, em 2020. Apesar de muito querida, a série sofreu muito com altos e baixos narrativos, terminado em um episódio final fraco e que dividiu a opinião de seus fãs, sendo a maioria negativa.
E, para corroborar esta opinião, eis alguns pontos que demonstram o porque o final de Supernatural pode ser considerado ruim por praticamente todo mundo.
Alguém viu o Anjo?
Reprodução/Supernatural
Começando pelo óbvio, quem é fã de Castiel jamais poderá sequer cogitar concordar com seu desfecho. Após muito sofrer na mão dos roteiristas e produtores, o personagem finalmente teve seu momento de redenção, admitindo seus sentimentos por Dean, dando aos apoiadores de “destiel” algo além de puro queerbaiting.
Mas, o sonho logo acaba quando o personagem é tomado pelo Vazio, perdendo-se para sempre em uma espécie de limbo, sem conseguir saber qual seria a resposta de Dean.
E como se isso não fosse ruim o suficiente, durante os dois últimos episódios, não houve uma tentativa de resgate por parte dos irmãos, ele mal é citado até o final do último episódio onde Bobby menciona que Jack o salvou e ele ajuda a reconstruir o céu e é só isso. Não aparece e não ganha reconhecimento por todos os anos que passou lutando. Um verdadeiro desperdício que deixou todos os seus admiradores revoltados.
Um prego? É sério? UM PREGO?
Reprodução/Supernatural
Mas talvez a pior parte de tudo seja o destino final de Dean Winchester. Ele sempre foi um guerreiro injustiçado pela vida, que cuidou de seu irmão desde a infância e aguentou tormentos vindos do céu e do inferno.
Se esperava muito mais para o encerramento do grande co-protagonista da série. Imagine a surpresa do público quando o magnífico Dean Winchester, que desafiou e derrotou Deus, o Diabo e tudo que tinha no meio, se viu empalado por uma espécie de prego enferrujado durante uma briga casual contra um vampiro de baixo orçamento, tem uma queda de pressão, uma manchada de sangue chinfrim e morre. Era praticamente inimaginável tal situação ocorrendo até aquele instante. Ninguém acreditou quando viu.
O ocorrido com Dean foi tão absurdo que virou motivo de chacota na internet, fazendo surgir diversos memes sobre a falta de coerência em sua finalização.
Mas não foram só as obviedades que tornaram tudo muito caótico.
A velhice não é pra todos.
Reprodução/Supernatural
Pra quem olhar rapidamente, Sam Winchester teve um final bem ok. Parou de caçar, se casou, teve um filho e viveu sua vida longa e natural. Mas, analisando os por menores, seu desfecho também não foi nada agradável.
Sam queria uma vida normal. Ele lutou por isso durante as primeiras temporadas. Mas depois de tanto tempo nessa estrada e um número enorme de traumas, será que é possível apenas deixar tudo pra trás, aceitar as perdas e danos, pra tentar achar essa normalidade, ainda mais carregando o peso do sobrenome Winchester nas costas?
A resposta fica muito óbvia quando se nota a real vida de Sam após a morte do irmão. Em nenhum momento ele conseguiu superar isso. Enquanto acontecia uma suposta felicidade na vida do caçula Winchester, logo em seguida era mostrado um momento de desespero, onde ele não conseguiu desapegar de coisas como o velho Impala 67, onde ele ia para visitar a sua dor de tempos em tempos e passou todo o resto de sua vida adulta até chegar na velhice chorando e remoendo suas perdas.
Outra coisa na história de Sam que incomoda profundamente a audiência é a escolha de interesse romântico. Durante a temporada final, alguns bons episódios foram dedicados à história amorosa de Sam com Eileen. Até de volta dos mortos trouxeram a moça para que o casal acontecesse e muitos fãs torceram por isso.
E, mesmo depois de tanto esforço, quem fica com Sam é alguém que até o rosto é desconhecido. Ele se casa com essa pessoa,tem um filho e passa a vida inteira ao lado de alguém que nunca foi mostrado. Além do descarte sem explicação de Eileen, todo esse movimento com esse ser desconhecido fica apenas jogado e perdido, em contradição com as ações do personagem até então.
Mas não foram só os três grandes protagonistas que tiveram suas histórias despedaçadas. Ele vai estar no almoço de família em pensamento.
Reprodução/Supernatural
Jack foi um personagem que o público viu nascer, meio que literalmente. Vindo para tentar substituir o demônio Crowley após a saída do ator Mark Sheppard, o rapaz metade humano, metade arcanjo conquistou a audiência devido ao seu jeito meigo e ingênuo.
Muito se foi prometido para o futuro de Jack. Disseram que ele poderia se tornar mal a qualquer momento devido ao seu progenitor de má fama, que seria mais forte que o pai segundo a lei dos neflins e até tentaram deixá-lo ser humano por completo quando perdeu seus poderes. E uma dessas coisas até aconteceu, mas de uma forma que, pasmem, não cumpriu a expectativa.
Jack absorveu todo o poder de Deus que, ao se unir com os que ele já possuía, o tornou o ser mais poderoso do universo. Com isso, ele conseguiu derrotar Chuck e se tornou o novo Deus.
Mas, ao invés de construir um mundo melhor, continuar em sua família com Sam e Dean e trazer Castiel de volta, ele apenas vai embora dizendo que agora ele faz parte de um propósito maior e estará em cada coisa que eles tocarem no universo a partir de agora. E simplesmente sai andando rumo ao nada.
E, além disso, ele absorveu Amara, vulgo a Escuridão, também conhecida como a irmã poderosa de Deus, para dentro de si e a personagem nunca mais apareceu, também tendo um final sem graça e esquecível.
Outro personagem que não teve o que merecia foi Chuck, o todo poderoso. Ele simplesmente fez o caos dentro da história toda, sendo o grande vilão onipresente, onipotente e onisciente, em um plot twist deveras interessante e que poderia ser muito bem
explorado, pra no final apenas se tornar humano, tendo a possibilidade de viver uma vida normal, sem pagar por todo o terror que instaurou na humanidade.
Abandono parental até depois da morte.
Reprodução/Supernatural
Um último aspecto da narrativa do final de Supernatural a ser analisado é a construção do novo céu, feito por Jack. Lá, todos são felizes para sempre, vivendo com seus entes queridos de forma livre, conquistando a verdadeira paz.
Porém, quando Dean chega no Céu, apenas Bobby estava esperando por ele. Quando questionado, o próprio Bobby disse que os pais dele estavam vivendo juntos, que Ellen e Jo estavam com Ash, felizes, assim como todos que importavam para ele.
Mas, mesmo Bobby tendo uma importância tremenda na vida de Dean, não deveriam ser os pais, principalmente John, a recebê-lo, confortá-lo e terem algum momento de redenção com ele? Ou então Castiel, seu melhor amigo, ou até interesse amoroso se você gosta de ler entrelinhas? Talvez todas essas pessoas juntas?
E a atitude de Dean não fica pra trás na falta de coerência. Ao saber que Castiel está vivo, seus pais estão a poucos metros de distância e todos os amigos que teve estão ali e ele pode ver todo mundo, ele decide ignorar tudo isso, pegar o carro e sair dirigindo pelo nada, em belas paisagens de florestas, até chegar na ponte para encontrar seu querido irmão novamente.
Em conclusão, não tem explicação.
Muitas desculpas foram dadas para justificar esses acontecimentos, sendo uma delas a pandemia. Mas, se a pandemia era uma questão que causava um problema na produção, os fãs não iriam se incomodar de esperar mais tempo para que as coisas saíssem da forma que mereciam. E se, de todo modo, era preciso terminar naquele momento, era só adaptar
a história para algo de qualidade mas com as limitações do período. Existiam meios monetários e criativos pra isso ser feito
A verdade é que Supernatural entra pro hall de séries que duraram muito tempo e acabaram de forma pobre e terrível, sem explicações plausíveis para tais feitos e beirando o desrespeito com um dos públicos mais fiéis e apaixonados da história da televisão e que, até hoje, gosta e tem carinho pela narrativa.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.
Eu nunca parei pra ver essa série sem graça poxa toda vez que colo na Wagner canal essa série chata está passando prefiro dois homens e meio o melhor que tem.