O futuro do toque humano
O toque é a nossa primeira e mais importante forma de comunicação. Usamos o toque para expressar diversos sentimentos, desde alegria à tristeza. E se fosse possível expressar nossas emoções musicalmente com um simples toque?
Com o dispositivo TouchMe isso é totalmente possível. Criado pela empresa estónia Playtronica, o aparelho cria música através do toque humano. Quando as pessoas se tocam há uma grande troca de energia, e nessa troca se produz um som. Sendo assim, podemos criar música com nosso próprio corpo.
Com o TouchMe, as notas musicais mudam de acordo com a área do toque e sua intensidade conforme trocamos emoções. Se você aplicar mais pressão o tom será mais alto, se for uma leve pressão será mais sutil, assim como o baixo. O aparelho pode reagir de forma diferente em cada um, pois algumas pessoas conduzem corrente de eletricidade melhor do que outras.
TouchMe é um dispositivo muito simples, que pode ser usado até mesmo por quem não tem nenhum conhecimento musical. Você só precisa de um computador, do dispositvo TouchMe, claro, e seu corpo. O dispositivo permite configurar a escala e as notas, depois é só escolher seu tom favorito no software e está pronto para usar.
É possível conectar TouchMe não apenas em uma pessoa, mas em qualquer objeto que conduza eletricidade. Por exemplo, matérias orgânicas como frutas e vegetais, ou seja, basicamente qualquer coisa que tenha água dentro. É até mesmo possível criar música dentro da água. Já se perguntou alguma vez qual o som dela?
“Nossa mensagem é explorar os sons e as suas possibilidades. Trazer as pessoas dentro da realidade do som usando outros sentidos, não apenas os ouvidos”, declara Sasha Pas, fundador da Playtronica.
“Os eletrônicos devem ser mais românticos. Eles devem falar mais sobre nossos sentidos, sobre o que nós e outras pessoas sentem. E dessa forma, serão mais humanizados e mais próximos de nós”, completa.
TouchMe está custando hoje R$472,99 na loja oficial da empresa. É um ótimo presente para crianças, um amigo cinestésico e casais apaixonados que desejam explorar o corpo com o toque.
Imagem - Créditos: Playtronica
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.