Cezar Taurion, da CiaTécnica, media uma conversa mais informal com Oscar de Oliveira Júnior, da WSO2, Rafael Willuveit de Oliveira, CTO da TrTec e Renato Augusto, do Bradesco, para compartilhar de suas experiências profissionais e falar sobre IA, segurança e gestão.
A inteligência artificial mudou o cenário da segurança digital. Por exemplo, sem ela, não teríamos os temíveis DeepFakes. Chegamos num nível onde temos CyberAttack As a Service, com direito a Machine Learning, nos ambientes menos louváveis do mundo digital. Ransomware é uma indústria bilionária.
Rafael fala sobre sua percepção de como a aplicação de inteligência artificial está nos nossos tempos. Há uma camada de aplicação técnica, de automação e deep learning. A outra camada é o lado do ser humano, que apresenta outro escopo. Não existem ciberataques se não houver um indivíduo para realizar o ataque.
Aborda também as Aplicações de inteligência artificial no aprendizado sobre identificação, onde a máquina aprende padrões de comportamento do ser humano. E há ainda uma camada onde a IA já está aprendendo linguagem natural humana, e isso é usado em fraudes.
Renato aborda o problema da escassez da mão de obra, problema que o mercado de tecnologia como um todo enfrenta nos últimos tempos. E como isso impacta na calibração das máquinas, na hora em que precisamos ensinar um computador o que é uma ameaça e o que não é.
Rafael também fala sobre seu ponto de vista para solucionar essa questão de escassez, sobre o preparo e desenvolvimento dos profissionais.
Oscar aborda como funciona a integração de equipes diversas para projetos no Brasil. Pessoas que falam várias línguas e vem de várias culturas. Começa falando sobre como a WSO2 começou no Sri Lanka, o que já dá um DNA bem interessante à empresa.
É uma conversa com pesos pesados do mercado, e você não pode perder. Assista na íntegra no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Cezar Taurion e publicado originalmente em Prensa.li.