O impacto das redes sociais à saúde mental dos indivíduos
Superficialidade das relações
Ao observar com maior destreza como e quando as pessoas utilizam as redes sociais, percebemos que o problema não está no uso frequente, mas sim, nos momentos escolhidos para utilizar. A maioria das pessoas faz uso quando estão em algum momento de descanso — como sono e almoço —, o que afeta de maneira negativa a saúde e vida social, visto que a irá fazer uso do tempo que deveria ser dedicado ao sono e à interação com o próximo para mexer no celular.
Quando deixamos de prestar atenção na conversa para olhar alguma notificação ou mensagem no celular, estamos perdendo a oportunidade de estabelecer contato com o outro, de nos conectarmos pessoalmente. Isso pode ser percebido, quando, por exemplo, esquecemos as pessoas que estão perto e nos conectamos com as que estão distantes. Se todo mundo concorda que uma conversa pelo whatsapp não substitui uma conversa olho no olho, por que então não trocamos o digital pelo real?
Necessidade de aceitação
Ao postar uma foto e esperar curtidas, comentários e compartilhamentos, estamos alimentando uma necessidade de aprovação criada por um padrão de vida incansável. Ninguém precisa ser aceito para ser feliz, pelo contrário, muitas pessoas estão percebendo o quanto o afastamento desse círculo vicioso faz bem e optando por uma vida mais tranquila.
Padrões de beleza surreais
Uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, o Instagram, também já foi comprovado em estudos ser a mais tóxica e nociva à saúde mental. Isso ocorre devido aos padrões de beleza criados por ferramentas da rede, que apesar de terem o intuito de entreter os usuários, ocasionaram uma vontade doentia de querer parecer com o digital. Como resultado, as pessoas estão mais ansiosas, com baixa autoestima e procurando cada vez mais cirurgias plásticas e remédios calmantes. E quando percebem que o divulgado no meio digital são arquétipos irreais de beleza, ficam frustradas.
Como utilizá-las de maneira saudável?
Segundo especialistas, a melhor maneira de lidar com as mídias sociais é controlando o tempo que irá utilizar. Reserve um horário do seu dia somente para responder suas mensagens, ver novas postagens e responder comentários. No entanto, não deve passar de trinta minutos, tempo considerado saudável. Além disso, também devemos evitar os conteúdos que nos fazem mal. Por exemplo, se ver fotos de modelos magras te deixa insegura em relação ao seu corpo, deixe de seguir e curtir esse tipo de conteúdo. Assim, os próprios algoritmos da rede evitarão lhe recomendar esse tipo de publicação.
Quer escrever na Prensa?
Junte-se a uma comunidade de Creators que estão melhorando a internet com artigos inteligentes, relevantes e humanos. Além disso, seu artigo pode fazer parte do Projeto de Monetização, e você pode ganhar dinheiro com ele!
Clique aqui para se cadastrar e venha com a gente!
Este artigo foi escrito por Laisa Santos e publicado originalmente em Prensa.li.