“O Mar da Tranquilidade” te convoca para uma perigosa missão
O Mar da Tranquilidade é um drama sul-coreano de ficção científica e suspense que veio para te deixar com os cabelos em pé até o último segundo.
Estreou dia 24 de dezembro na Netflix e já está sendo bastante assistido por vários países do mundo todo.
A Terra está sofrendo uma grave crise de água. Os mares secaram, a taxa de mortalidade infantil aumentou, a indústria alimentícia está com dificuldade devido a falta de água.
Um caos!
Um grupo de cientistas é, então, chamado para uma missão: ir à uma estação de pesquisa abandonada na Lua para resgatar algumas amostras de uma substância desconhecida.
Daí pra frente, meus amigos, um suspense danado e, dessa vez, não escreverei esse artigo contando o que acontece e sim porquê você deve ir checar por você mesmo.
Sem spoilers, bora lá!
Um tema atual
A importância da água é conhecida por todos nós, mas nem sempre lembramos do perigo que a humanidade correria com a falta dela. É um tema muito próximo a nós e que deve ser de preocupação de todos.
A forma como eles retratam isso no drama dói! A seca dos rios e mares. Aquele deserto! Não é possível nem criar mais animais de estimação para que não haja nenhum tipo de uso “desnecessário” da água.
Toda essa situação me lembrou como o desperdício de água e sustentabilidade devem ser temas tratados com maior importância e frequência por todos. (Imagem: Netflix)
A água sendo comercializada como a gasolina é hoje: em postos. Pessoas são divididas em classes e recebem uma quantidade x de água dependendo a qual elas pertencem. É doloroso!
A taxa de mortalidade infantil batendo recorde por conta das infecções e doenças transmitidas por água contaminada. Fazendas verticais sendo a saída para o governo e instituições privadas para que tenha o maior aproveitamento de água possível.
Ver tudo isso sendo retratado é realmente impactante. Te faz refletir e buscar valorizar cada garrafa de água que você toma na geladeira.
Não é porque se passa na Lua que o ritmo é lento
O Mar da Tranquilidade tem apenas 8 episódios. Dá para maratonar em um dia só com a família inteira (classificação indicativa de 16 anos, fiquem atentos).
Nesses 8 episódios, muitas coisas acontecem em um ritmo eletrizante. Você não quer tirar o olho da tela nem por um minuto sequer.
São muitos mistérios! Que coisas esquisitas aconteceram na estação de pesquisa? Ela foi abandonada por qual motivo? Por quem? Que amostra é essa que esses cientistas foram buscar? E mais várias perguntas que vão surgindo e sendo respondidas durante os episódios.
A curiosidade de desvendar todos os mistérios dessa estação te prende até o final! (Imagem: Divulgação/Netflix)
O ritmo é frenético! Como falei no início, é algo que te deixa na ponta da cadeira/sofá. O suspense que a direção construiu na história é fantástico. Os conflitos entre os personagens principais, as descobertas feitas dentro da estação Balhae. Tudo na medida certa.
Preciso dizer que ao terminar o primeiro episódio, eu tive que pausar e ir tomar um ar, porque foi muita emoção em 50 minutos. Uma viagem de montanha-russa na Lua!
Você está na Lua dentro da estação Balhae
A produção é de tirar o fôlego! (Imagem: Divulgação/Netflix)
O drama levou 3 anos para ser produzido e valeu muito a pena, porque teve um resultado incrível! Desde a Terra deserta até a misteriosa estação Balhae, eu consegui ser convencida por todas as situações.
A equipe responsável pela construção dos sets de filmagem está de parabéns! A estação Balhae era tão real que penso que todo o nervoso que sofri, em parte, foi por me sentir ali dentro também. (E eu amei a sensação!)
Os efeitos práticos e visuais estão no ponto! Os uniformes de astronauta, a tecnologia da estação, a nave espacial na qual eles vão para a Lua são bem convincentes e te puxam para dentro daquela realidade.
A iluminação, a harmonia das cores, a trilha sonora. Tudo me remetia ao espaço e em como eu me sentia parte da equipe e precisava desvendar aqueles mistérios para voltar para casa.
Não tenho do que reclamar!
Um elenco carismático
Bae Doona, Gong Yoo e Lee Joon interpretam nossos personagens principais: Dra. Song Ji-an, Capitão Han Yoon Jae e Ryu Tae-seok, respectivamente.
Doutora Song Ji-an. Uma famosa astrobióloga e etologista que é convocada a essa missão para ajudar o time a lidar com as amostras que devem resgatar.
Bae Doona entregou tudo nesse papel! A atuação é excelente. (Imagem: Divulgação/Netflix)
O capitão do nosso time, Han Yoon Jae. Ele é um homem frio, que busca obter sucesso na missão de forma que não custe a vida de seus companheiros de equipe. Os conflitos de interesse na missão com a Dra. Song começam e você só quer dar um soco nele às vezes.
Gong Yoo interpretou tão bem o carrancudo Han Yoon Jae que eu quis bater nele na maior parte do tempo nos primeiros episódios. (Imagem: Divulgação/Netflix)
Lee Joon é o engenheiro chefe Ryoo Tae-seok que se voluntariou para a missão. Ele é carismático e esforçado. Inteligente e forte!
Lee Joon fez um trabalho incrível e bastante convincente! (Imagem: Divulgação/Netflix)
Temos outros maravilhosos personagens interpretados por ótimos atores, mas não irei me prolongar mais se não algum spoiler pode acabar saindo. Assista e descubra-os! (risada maligna)
Nem todo drama coreano é Round 6
Como fã de dramas sul-coreanos, entendo o sucesso e sou muito feliz por Round 6 ter conquistado o mundo com sua história, mas peço a você, caro leitor, para não se limitar a ele.
A história de O Mar da Tranquilidade não tem semelhança alguma com Round 6, então não vá assistir com essas expectativas. Cada drama tem seu universo, seus personagens, sua história, sua essência.
Digo isso, pois sei que muitas pessoas acabam o colocando como base de comparação para todas as outras produções coreanas, às vezes, sem nem saber que o fazem. Isso limita o conhecimento e impede que se valorize outras ótimas obras.
Que Round 6 seja para você (que não conhecia muito bem sobre os dramas sul-coreanos antes) uma porta para esse mundinho, não uma vaga de estacionamento. Não pare por aí! Venha conhecer mais outras incríveis produções sul-coreanas.
Está pronto para essa perigosa missão? (Imagem: Divulgação/Netflix)
Pegue a pipoca, ligue a Netflix, aperte os cintos e o play. Aproveite essa misteriosa e tensa jornada na Lua em busca de uma esperança para a sobrevivência da humanidade na Terra.
Este artigo foi escrito por Vitoria Serpa e publicado originalmente em Prensa.li.