O Mercado de Trabalho SAP
Imagem:Pixabay
Atualmente o mercado da tecnologia tem se expandido para várias áreas. E uma área interessante que vem ganhando espaço é a área do sistema SAP. Pelas ótimas oportunidades e belas remunerações, o mercado SAP tem se tornado um dos setores mais visados ultimamente.
Além de ser uma área que não precisa ter graduação específica, o mercado contempla vários tipos de profissões, além da viabilidade de poder escolher um tipo de negócio para se especializar.
De acordo com os anos de experiência e vivências profissionais, foi possível perceber as diversas possibilidades de se trabalhar com o sistema SAP. Este mercado contempla tipos de profissões diferentes, regime de trabalho CLT ou PJ e conta com 2 tipos de áreas de atuação. Logo, o profissional tem a liberdade de escolher qual é mais assertiva para ele dentre as opções existentes.
Tipos de profissões
Existem vários tipos de profissões em que você pode atuar no SAP. Estas sempre vão depender diretamente da política de cargos da empresa, da forma como a empresa trabalha e dos objetivos empresariais envolvidos. Portanto separei alguns dos tipos de profissões que podem ser exercidas no mercado de trabalho SAP:
Técnico de Suporte de nível 1:
É a pessoa que detém conhecimento técnico básico e atende processos de nível básico.
Exemplo: Técnico de suporte SAP nível 1.
Requisitos: Conhecimentos básicos no SAP.
Geralmente as empresas contratam esse profissional como um trainee para que ele vá adquirindo conhecimento e experiência ao longo do tempo. Essa pessoa fica responsável por atender incidentes/chamados relacionados ao SAP que demandam pouco conhecimento na área.
Exemplo: O cliente liga dizendo que seu usuário do SAP está bloqueado. Um técnico de suporte ao SAP de nível básico consegue resolver acessando um comando dentro do sistema SAP, onde irá desbloquear o usuário e gerar nova senha para o usuário.
Técnico de Suporte de nível 2:
É a pessoa que detém conhecimento técnico intermediário e atende processos de nível mais específico.
Exemplo: Técnico de suporte SAP nível 2
Requisitos: Conhecimentos mais específicos no SAP
Para atuar nesse cargo, é necessário um conhecimento mais específico, pois nesse cenário você terá que saber mais um pouco sobre um módulo. Geralmente, esse profissional atua em um só módulo, então um requisito fundamental para este cargo é o conhecimento de nível intermediário.
Cargos de Gestão SAP
Existem também os cargos de gestão que podem ser conciliados com a área SAP.
Para as pessoas que gostam da área gerencial e de liderança, estas podem atuar em seus cargos no segmento SAP.
Então dentro do mundo corporativo, podemos considerar as possibilidades de cargos de gestão como o líder técnico, supervisor SAP, gestor de incidentes, gerentes de contratos SAP e gerente de projeto SAP.
Líder técnico de Módulo SAP
Requisitos: Ter conhecimento de gestão e de SAP.
O líder técnico de módulo SAP geralmente possui mais experiência no SAP e acaba se tornando um líder de equipe. Esse líder atua diretamente com outros colaboradores SAP da mesma área, auxiliando no atendimento de incidentes.
Exemplo: A pessoa possui anos de experiência no módulo SAP MM e gosta da área de liderança. Então a empresa pode inserir esse profissional como líder técnico, onde ele atuaria auxiliando as pessoas nos processos de SAP MM e resolvendo problemas críticos relacionados ao tema.
Supervisor SAP
Temos também o Supervisor SAP, responsável por um grupo de pessoas que atuam na área de suporte ao sistema. Esse profissional auxilia a gestão de chamados e decorrências do dia a dia, resolvendo questões com analistas e clientes, não necessariamente em um módulo específico. Mas ele precisa ter domínio do SAP para se posicionar em reuniões e responder por situações cotidianas.
Gestão de incidentes SAP
Existem também as pessoas que atuam na Gestão de Incidentes, que auxiliam na comunicação entre o Cliente e o Consultor/Analista SAP. Estes profissionais necessitam compreender um pouco de gestão de pessoas e um pouco da parte técnica do SAP para entender os dois lados e gerir os processos da melhor forma possível.
Gerente de Contrato SAP
Temos o gerente de contratos gerais que pode se especializar e ser gerente de contratos SAP. Este profissional necessita ter o conhecimento de administrar contratos e mais o conhecimento SAP, para saber gerir seus contratos e conseguir ainda mais contratos de SAP para empresa em que ele atua.
Gerente de Projetos SAP
Além disso, temos o gerente de projetos que pode se especializar na área SAP. O profissional só irá atuar em Projetos relacionados ao sistema SAP.
Ter o conhecimento na área de gestão de projetos e ter um conhecimento de SAP são requisitos fundamentais para este profissional.
Usuário Final SAP
É a pessoa que utiliza o SAP para realizar seu trabalho cotidiano.
Exemplo: Quem trabalha em Almoxarifado e faz a entrada de material no sistema, ou o contador que faz o fechamento contábil mensal, etc.
Requisitos: Conhecer processos da empresa e o SAP nível básico.
É necessário conhecer os processos empresariais e o SAP para atuar como usuário final.
Usuário Chave SAP
Pessoa que detém conhecimento do processo empresarial, do SAP e auxilia o usuário final em suas tarefas.
Requisitos: Conhecer os processos da empresa e conhecer o SAP nível intermediário.
Como o nome já diz ele é o usuário chave, precisa entender bastante do processo empresarial e do SAP para auxiliar o usuário final em suas tarefas.
Também utiliza seus conhecimentos para analisar uma demanda no SAP e auxiliar no processo da empresa no dia a dia.
Consultor SAP:
Pessoa que detém o conhecimento do SAP em um nível avançado e do processo de negócio empresarial. O Consultor analisa, planeja e executa a solução dos problemas cotidianos.
Requisitos: Conhecer o sistema SAP em nível avançado e conhecer o processo geral do módulo em que atua.
Esse profissional resolve os erros no SAP, caso tenha algum projeto, ele faz a análise, planeja e executa uma solução para a demanda. Ele precisa saber bastante do sistema SAP e conhecer o processo geral do módulo em que atua.
Tipo de área de atuação (Suporte AMS x Projeto)
O Consultor SAP pode atuar em duas áreas: o Suporte AMS e a área de Projetos.
O Suporte AMS SAP (Application Management Services) trata de processos e metodologias para manutenção e sustentação do sistema SAP.
Exemplo: a Petrobras contrata uma empresa para oferecer suporte SAP aos seus funcionários. Então ela faz uma licitação de um contrato por um longo período de tempo e quem vence a licitação ganha o contrato com a Petrobras para realizar o suporte AMS junto aos seus funcionários.
O Analista SAP AMS vai atuar na resolução de erros do sistema SAP no dia a dia, bem como realizando configurações no sistema sempre que necessário e identificando melhorias contínuas.
Já a área de Projetos SAP envolve a necessidade de inserir algum processo de negócio novo específico da empresa no sistema. Segue uma linha temporária de fases e implantações até sua conclusão.
É necessário executar essa nova demanda através de alguma metodologia de Projeto. Então nesse contexto, o consultor vai atuar juntamente com o time de projeto, planejando, implementando, executando todos os processos necessários para execução e conclusão da demanda.
Geralmente, o AMS como os contratos são longos, as empresas costumam contratar no regime CLT. Já em Projeto, as pessoas costumam ser contratadas como Pessoa Jurídica, mas isso sempre dependerá da necessidade da empresa e de seus objetivos.
Como podemos perceber, o SAP nos possibilita trabalhar de diversas formas, cada uma dessas profissões são muito importante para um processo empresarial eficiente.
Cada cargo em sua particularidade contribui para um sistema mais completo e consequentemente para execução correta dos processos empresariais.
Além da diversidade de cargos, temos também a opção de escolher trabalhar em regime CLT ou PJ. Vale ressaltar que você não precisa ter uma graduação específica e sim somente um curso oficial SAP, estes são apenas alguns dos vários benefícios da carreira SAP.
Este artigo foi escrito por Bruna Paes e publicado originalmente em Prensa.li.