O Milan de Ancelotti
O futebol italiano é repleto de boas histórias e equipes marcantes, o país da bota é referência quando se fala de futebol e o Calcio já vivenciou diversos cenários, desde campeonatos decididos na última rodada até dinastias que duraram anos.
Um desses times é um que não dominou em suas terras, muito pelo contrário, ganhando apenas um scudetto e envolvido em diversos escândalos o Milan de Ancelotti ficou conhecido por encantar a Europa.
Carlo Ancelotti foi um segundo volante, desses habilidosos que só a Itália é capaz de produzir, atuando pela Roma e pelo próprio Milan, ganhou três campeonatos italianos, quatro Copas da Itália, além de duas Copa dos Campeões, a atual Liga dos Campeões. Sua carreira como treinador começou no pequeno Reggiana e no final de 2001 ele assumiu o clube rossoneri e já na sua segunda temporada ele venceu a Liga dos Campeões numa final italiana contra a Juventus.
Após essa final o time de Carlo só se fortificou, com nomes como Pirlo, Seedorf e o brasileiro Kaká eles encantaram a Europa com um futebol ofensivo e envolvente, e apesar disso tudo a equipe protagonizou uma das maiores viradas da história, quando vencia o liverpool por 3 a 0 na final da Liga dos Campeões de 2005, os rossoneri sofreram o empate e perdeu a partida nas penalidades, um jogo marcante que ficou conhecido como “ O Milagre de Istambul”.
No mesmo ano em que a seleção conquistaria seu quarto título mundial, o futebol no país se afundava em escândalos de manipulação de resultados, prisões, rebaixamentos, perda de pontos tudo isso manchou o que era feito dentro das quatro linhas.
A princípio o Milan estava impossibilitado de disputar a Liga dos Campeões de 2007 como punição dos escândalos de manipulação, mas um recurso possibilitou sua participação, de proibido a jogar o time foi a campeã, comandado por um brilhante Kaká, o último brasileiro a ser eleito melhor do mundo, o milan dominou pela sétima vez a Europa, bateu gigantes como Bayern de Munique e Manchester United e como que por capricho do destino enfrentou novamente o Liverpool em uma final, dessa vez em Atenas o time venceu por 2 a 1, Ancelotti ainda voltaria a ganhar a competição mais duas vezes, com Real Madrid e o Bayern, o Milan por outro lado tem vivido uma instabilidade, com terríveis resultados dentro de campo e novos escândalos fora dele, mas a história gloriosa não será apagada.
Este artigo foi escrito por Italo Valadares e publicado originalmente em Prensa.li.