O mundo colorido de Jade Picon
Em vinte e duas edições, o Big Brother Brasil nos revelou personagens de todos os tipos: engraçados, curiosos, carismáticos, controversos e até repulsivos. Do mesmo modo que personagens saíram da casa para o estrelato ou o anonimato, alguns foram parar nas páginas policiais. E a maioria frequentando programas de subcelebridades.
Na edição 2022, uma participante que chegou “atrasada” (estava se recuperando de uma infecção por Covid-19 no dia da estreia), entrou roubando a cena desde que pôs o pé na casa. Ou melhor, antes de tocar a maçaneta. Que aliás, nem chegou a tocar.
Estamos falando de ninguém mais, ninguém menos (holofotes sobre ela, por favor) que a princesa de sobrancelhas avantajadas, Jade Picon! (aplausos).
A libriana Jade nasceu em 24 de setembro de 2001, poucos meses antes de Kléber Bambam ganhar a primeira edição do programa. Filha de um empresário e uma engenheira, não conheceu dificuldades financeiras na vida.
O que faz, do que vive, o que come, onde vive uma Jade Picon?
Faço questão de explicar: desde os nove anos de idade (seria considerado auto-exploração infantil?), é influencer, instagrammer e youtuber, compartilhando dicas de moda, beleza, viagens e músicas. Deu as caras nas redes pela primeira vez no canal de YouTube de seu irmão, Leo Picon.
Não só pegou gosto como mostrou jeito pra coisa: atualmente, tem algo em torno de 17 milhões de seguidores no Instagram, 652 mil no Twitter (eu inclusa), um milhão e meio no Facebook e dois milhões no YouTube. Nada mal.
Façamos os cálculos: qualquer publi que ela faça na rede, custa ao cliente a bagatela de 250 mil reais. Com apenas seis ações comerciais, consegue arrecadar o valor do prêmio do programa, 1,5 milhão de reais. Donde se conclui que Jade entrou no BBB mais por diversão do que pela premiação.
Não encoste!
Mesmo com atraso, a moçoila chegou chegando, com a história de não encostar a mão na maçaneta da porta de entrada da Casa, por motivos de higiene.
Muita gente criticou o comportamento, chamando de “frescura”. Até pode ser mesmo, mas é bom relembrar que Jade acabou de sair de uma recuperação por infecção de Covid-19. O gato escaldado tem medo de água fria. Você pode achar que estou passando pano (com desinfetante) para ela, mas vamos a outras informações.
Vegetariana, a garota causou um certo furor ao vestir um biquíni (que lhe deu a aparência de uma bonequinha de Lego), por um detalhe que não passou despercebido pelas sisters, brothers, nem pelas torcidas do Flamengo, Corinthians e muito menos do meu Santos!
Questão umbilical
A pergunta que não queria calar é: cadê o umbigo de Jade Picon?
Ele estava ali, devidamente tampado por um insuspeito adesivo com a exata cor da pele da moça. E é feito sob medida!
Numa linha esotérico-conspiracionista, a explicação sugerida foi evitar a entrada de más energias que poderiam lhe fazer mal. Na verdade, uma tradição da família Picon, segundo ela própria: “quando vou pra festa, saio de casa, eu sempre tampo o umbigo; Tampo com adesivo que fiz para isso, meu irmão tem um, minha mãe, só que não ia aparecer com um coração roxo escrito, eu ia ser estranha e não iam nem deixar eu fazer isso”. Não, amiga, não seria estranho. Você está no BBB.
Numa versão mais mundana, acrescento que evitaria o contato com germes e coliformes que eventualmente estejam presentes na piscina. Ou fuga de algum pelinho de cobertor de estimação, sei lá.
Pela natureza de suas próprias aparições nas redes, é claro que Jade segue uma rotina bastante regrada de exercícios e nutrição. Não que não se permita algumas escapadelas, como ficou bem evidente em uma declaração dentro do programa: “Faço 16 horas de jejum todo dia, não como doces. Só que aqui no BBB eu prometi que eu ia comer doce quando eu quisesse”.
Dias de Princesa
Excentricidades à parte, Jade Picon caiu no gosto do público. Na primeira formação de um paredão, chegou a ser votada, mas escapou com maestria e diria, com uma certa tranquilidade. Há quem diga que junto da Linn da Quebrada e do Vyni, Jade tem tudo para ser favorita, sobretudo por protagonizar momentos fora da casinha.
Um dos patrocinadores, a tradicional fábrica de cosméticos Avon, deu uma simpática maletinha aos participantes, como parte de uma ação publicitária; Jade comentou de bate-pronto: “bom que dá pra organizar as jóias”, atraindo olhares de espanto dos demais brothers e sisters que não partilham de seu poder aquisitivo.
Houve também o já famoso caso do pijama. No final de um dos primeiros dias, Jade surgiu num conjunto marrom bastante chamativo. Brunna avisou que todos estavam se preparando para dormir, e não haveria mais entradas ao vivo naquela noite. Jade refutou: “mas este é o meu pijama”.
Vestindo fortunas
Falando em roupinhas e modelitos, a garota tem sua própria grife, acertadamente nomeada Jade Jade. Uma singela pecinha de roupa de sua marca (ela as tem usado no BBB, que por si só é uma das melhores vitrines do planeta) pode custar a bagatela de 500 reais.
E se acha que ela cometeria a deselegância (porém oportuna) de só usar peças de sua grife, saiba que não. Algumas peças são de outras marcas, que fazem a Jade Jade parecer o saldão das Lojas Marisa.
Apenas um par de tênis que usou logo no dia da entrada, está avaliado em mais de OITO mil reais. Imagina você andar por aí calçando quatro mil reais em cada pé!
Na boca do povo
Nas redes sociais, seu habitat natural, Jade Picon também tem recebido comentários de todos os tipos. Alguns, fiz questão de pinçar:
Fefito, apresentador da TV Gazeta de São Paulo (aquele, da polêmica maluca do Jesus Gay), postou no Twitter: “Namoradinha do Brasil”, destronando de vez Regina Duarte do posto que um dia ocupou. Desejo um futuro melhor pra Jade;
O jornalista Chico Barney, tradicional comentarista dos BBBs, foi bem menos sucinto: “A Jade Picon é um negócio impressionante. Mesmo com esse jeitinho de quem tá se recuperando de uma maratona, ela é um sol e os outros participantes simplesmente orbitam em torno dela”.
Mandie, outra usuária do Twitter, observou: “Repare que até agora a Jade Picon não parou ninguém pra perguntar como faz pra se comportar que nem um ser humano educado. Por que? Porque ela tem noção”.
Cabelinhos de Ouro
Para encerrar: caso tenha estranhado a Senhorita Picon surgir com madeixas castanhas no programa, já que em suas últimas aparições ela desfilava por aí em plena loirice (salvo as já citadas sobrancelhas), saiba que para dar aquela bela platinada no cabelinho, ela recebeu 300 mil reais de uma conhecida marca de tinturas para cabelo.
E lembrar que há dois meses gastei uma grana dolorida para cortar e pintar os meus! Enfim, preciso urgente de uma jadepiconização no meu saldo bancário.
Eu volto!
Imagens - Instagram da Jade Picon
Este artigo foi escrito por Clarissa Blümen Dias e publicado originalmente em Prensa.li.