O poder do network e das comunidades no sucesso de eventos
"100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios." - Simon Sinek
O avanço da tecnologia nos últimos anos trouxe à tona um fato irrefutável: o diferencial das empresas que realmente se destacam dentro de seus ecossistemas está na capacidade de compreender dores e gerar soluções de forma eficiente e rápida.
Apesar da crescente gama de soluções oferecidas em tempos de transformação digital, nenhuma tecnologia pode (ainda) apresentar, de forma automatizada, dados que sumarizem algo tão complexo quanto os sentimentos humanos.
Por isso, espaços onde pessoas se reúnem para tratar de assuntos em comum, como os grandes eventos de tecnologia, são uma oportunidade de imersão em conhecimento por meio da conexão - e é aí que entra o poder do network.
Network = rede de trabalho
É muito mais simples fazer um trabalho bem feito quando se tem o apoio de uma equipe. Network é um termo em inglês que se refere a grupos e redes de trabalho, pessoas que compartilham interesses e, por isso, colaboram umas com as outras em nome de construir melhores soluções e práticas. Grosso modo, são pessoas com objetivos em comum e/ou complementares.
Por isso, quem conhece o mundo corporativo sabe que networking é uma atividade constante, que impacta diretamente no sucesso de pessoas e empresas. Voltando à frase de Simon Sinek, que abre este artigo, é justamente a conexão entre pessoas que possibilita o estabelecimento de estratégias, a compreensão de desafios, a leitura de tendências e a abertura de caminhos de inovação.
Criando engajamento e conexões
Elevar a visibilidade de marcas, facilitar o recrutamento de profissionais, aumentar as possibilidades de expansão de negócios, manter-se em dia com as atualizações do mercado e, principalmente, fechar negócios são desafios enfrentados por empresas de todos os portes.
A participação em eventos traz a chance de atender o lado humano do mercado com empatia, cuidado e estratégia. Participando de conferências especializadas é possível não só se conectar com público apropriado para a geração de leads qualificados mas, também, criar vínculos com outros profissionais da área e colaborar com eles.
As comunidades que se formam a partir desses espaços reúnem profissionais com interesses em comum, que não se reúnem com o objetivo de recrutar ou vender, mas sim de conversar, compartilhar ideias e elaborar novas ideias, o que possibilita maior integração entre empresas e, até mesmo, setores.
Escrevendo este artigo, me lembrei de um provérbio africano que diz “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado.” - e é justamente esse o poder do network e das comunidades quando falamos no sucesso de eventos: o de te levar mais longe.
Se inscreva para o APICON - API Connect Conference, o encontro entre grandes nomes do setor de Tecnologia e Inovação.
Conte com a Prensa para criar conteúdos relevantes, se conectar com audiência qualificada e planejar os próximos passos da sua marca!