O que é a literatura?
O que é isso chamado literatura? É isso o que você está fazendo agora ao ler essas palavras diante de você. A literatura é a criação, ou a tentativa de criar o homem. Nos criar. Criar um mundo como queremos que ele seja! É o anseio pela perfeição num mundo caído. A literatura existe pelo anseio do homem de tentar entrar em contato com a sua alma, tentar tocar na profundidade que se é. É como olhar no abismo e como num espelho contemplar quem somos. A literatura é uma busca de si mesmo ou uma busca do transcendente.
A literatura, muito mais do que um meio de entretenimento, é um meio para o descobrimento, para o achar-se no meio dessa selva gigante que é o mundo. A literatura é a chave das portas trancadas da mente. Ler é destrancá-las. Eis a sua oportunidade ao pegar um livro para ler, ao ler um artigo como esse ou qualquer outra coisa que contenha palavras e você precise usar seu cérebro para ir juntando cada palavra uma na outra e formar em sua mente o texto.
A literatura é como exercitar os seus neurônios. É fortalecer a sua força de raciocínio. Quanto mais você lê, mais se exercita, mais pronto você está para batalhar no campo das ideias, da argumentação, da filosofia e de outros mais.
A literatura não é apenas para isso, para mostrar como você é sarado intelectualmente. Não é isso o que eu estou dizendo, eu estou falando que isso é um dos benefícios que acompanham a literatura. Além disso, ninguém vai saber que você tem um tanquinho intelectual se você não abrir a sua boca.
A questão é que a literatura possui diversos benefícios à nossa saúde, tanto física como intelectual. O ponto é: leia! Quanto mais você ler, mais apaixonado pela literatura você será. A literatura não retira você desse mundo totalmente, é por um momento, um tempo apenas. Mas não é uma dádiva poder possuir esse poder? Um poder que está disponível gratuitamente para quem quiser. Não é um poder para o qual há um sacrifício absoluto onde você, por mais que tentasse, nunca conseguiria ter. É um poder que basta você abrir um livro para ler e o receberá. É como a picada da aranha em Peter Parker.
Lemos porque precisamos ler. Precisamos da literatura para poder saber quem somos, de onde viemos, e para onde iremos. A literatura te faz ser mil homens em um único apenas. Você não deixa de ser você, mas constrói um novo você com a literatura.
Não foi à toa que Deus disse: ''- Aja luz e houve luz.'' Sabemos disso porque está escrito, escrito em um livro para podermos saber como foi a criação. Imagina se não tivéssemos os livros? Imagina se não tivéssemos a escrita. Quem seríamos? Seria como não haver um passado, nem um vislumbre do que poderia ser o futuro. A literatura é mais que o exercício do intelecto humano, é o espelho pela qual nos vemos e a todas as coisas em suas diversas possibilidades do que foram, do que são e do que podem ser.
Leia!
Kaique Britto.
Este artigo foi escrito por Kaique Britto e publicado originalmente em Prensa.li.